spot_img
Sábado, 27 Junho, 2026
More
    InícioPolíticaPolitica NacionalPrefeitura de São Paulo processa Enel e exige multa se energia não...

    Prefeitura de São Paulo processa Enel e exige multa se energia não for religada

    Publicado há

    spot_img

    Medida inclui uma sanção de R$ 200 mil por dia caso a empresa não cumpra a determinação; cerca de 220 mil imóveis permanecem sem luz em toda a Região Metropolitana

    A Prefeitura de São Paulo tomou a iniciativa de protocolar uma ação civil pública no Tribunal de Justiça, exigindo que a concessionária Enel restabeleça a energia elétrica nos locais ainda afetados pelo apagão. A medida inclui uma multa de R$ 200 mil caso a empresa não cumpra a determinação. Atualmente, cerca de 220 mil residências na capital e na região metropolitana continuam sem fornecimento de energia. A ação está sendo analisada na 2ª Vara de Fazenda Pública e foi elaborada pela procuradora-geral do Município, Marina Magro Beringhs Martinez. Segundo a Prefeitura, a Enel falhou em apresentar um Plano de Contingência adequado para lidar com a situação.

    Além disso, 49 árvores permanecem à espera de remoção pela empresa, o que agrava ainda mais o problema. O Ministério de Minas e Energia também se manifestou, estabelecendo um prazo de três dias para que a Enel resolva a crise energética. A Prefeitura não se limitou a essa ação e também notificou a Agência Reguladora de Energia Elétrica (Aneel) e o Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as falhas nos serviços prestados pela concessionária. O apagão teve seu pico durante uma tempestade que atingiu a cidade, com ventos que chegaram a 107,6 km/h, deixando mais de 2,1 milhões de pessoas sem energia.

    *Reportagem produzida com auxílio de IA
    Publicado por Fernando Dias

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Mato Grosso do Sul Consolida Liderança em Vigilância de Vírus Respiratórios

    Missão internacional do Ministério da Saúde, TEPHINET e CDC de Atlanta valida modelo integrado da SES e estreita laços de cooperação.

    Lula Acompanha Eleições de 2026 em Mato Grosso do Sul e Endossa Chapa Majoritária do PT

    Presidente da República expressou otimismo com o cenário político local e confirmou apoio às pré-candidaturas de Fábio Trad e Dona Gilda para o Governo, e de Vander Loubet e Soraya Thronicke para o Senado, visando o pleito de 2026.

    LATAM Aumenta Voos para Bonito (MS) com Terceira Frequência Semanal

    Conectividade aérea de Bonito se expande a partir de outubro de 2026, impulsionando o ecoturismo sul-mato-grossense.

    Guichê 60+ do Detran-MS Fortalece Inclusão Digital e Autonomia de Idosos

    Com mais de 11,7 mil atendimentos, programa oferece suporte especializado e descontos exclusivos em taxas de CNH para condutores sêniores.

    Relacionado

    Flávio Bolsonaro pede suspeição de Moraes no STF em caso envolvendo Banco Master

    Senador alega laços financeiros entre ministro e banqueiro Daniel Vorcaro, citando contrato milionário com a esposa de Moraes, Viviane Barci de Moraes.

    Lula Sanciona Lei de Renovação Automática da CNH para Dois Milhões de Motoristas

    Nova legislação, originada de MP de 2025, moderniza Código de Trânsito e já gerou economia de R$ 854,8 milhões até março de 2026.

    Ciro Nogueira Pediu Permanência em Apartamento de Banqueiro Daniel Vorcaro Antes de Prisão e Investigação da PF

    Senador do PP-PI solicitou mais "três meses" em imóvel emprestado; PF apura propinas de R$ 500 mil e uso do mandato para favorecer interesses de Vorcaro.