spot_img
Sábado, 27 Junho, 2026
More
    InícioPolíticaPolitica NacionalMarina Silva sugere consumir ‘presentes de Deus’ energéticos com moderação: ‘Quem come...

    Marina Silva sugere consumir ‘presentes de Deus’ energéticos com moderação: ‘Quem come açúcar demais fica diabético’

    Publicado há

    spot_img

    Participante da COP29, ministra deu resposta ao presidente do Azerbaijão e anfitrião do evento, Ilham Aliev, que fez defesa enfática do gás e do petróleo

    Os países que usufruem dos “presentes de Deus” energéticos devem ser moderados no seu consumo, declarou nesta quarta-feira (13) a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, na COP29, em Baku. A ministra respondeu assim à declaração de abertura da cúpula climática de Baku feita pelo presidente do Azerbaijão e anfitrião, Ilham Aliev. Segundo ele, gás e petróleo são “um presente de Deus”. “Os países não devem ser culpados por terem ou por trazerem estes recursos para o mercado, porque o mercado precisa deles”, disse Aliev. “Deus nos dá presentes, mas ele sempre pede que sejamos bastante comedidos em relação aos presentes que ele nos dá. Por exemplo, se comermos açúcar demais, com certeza ficaremos diabéticos”, declarou a ministra em coletiva de imprensa.

    O Brasil é o principal produtor de petróleo da América Latina, com cerca de 3,5 milhões de barris por dia. Assim como o Azerbaijão, não renuncia a explorar os seus recursos, embora considere que isso é compatível com os seus objetivos climáticos. Nesta quarta-feira, o Brasil apresentou à ONU sua nova contribuição nacional para a redução de gases de efeito estufa (NDC). Entre agora e 2035, o país planeja reduzir as suas emissões entre 59% e 67% em relação a 2005. Isso representa uma redução entre 1,51 e 1,71 gigatonelada equivalente de CO2, segundo esses números oficiais. “Estamos dando uma contribuição para liderar pelo exemplo e, com isso, ajudar a encorajar que outros países tenham metas igualmente ambiciosas. Nós somos um país em desenvolvimento”, explicou Marina.

    A COP29 recebeu nesta quarta-feira uma cúpula de líderes com a presença de dezenas de chefes de Estado e de Governo, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pôde comparecer após sofrer uma queda em casa. O vice-presidente, Geraldo Alckmin, compareceu em seu lugar. O Brasil sediará a COP30 no próximo ano em Belém. Especialistas em clima receberam com reservas a nova NDC do Brasil, embora o país também esteja comprometido em alcançar o “desmatamento zero”.

    “Queremos chegar ao desmatamento zero em 2030”, disse a ministra. O objetivo proposto pelo governo brasileiro equivale, em termos absolutos, a uma redução nas emissões para atingir entre 850 milhões e 1,05 bilhão de toneladas de gás carbônico em 2035. Mas essa faixa não é compatível com o objetivo global de manter o aumento da temperatura média do planeta em +1,5 ºC, segundo o Observatório do Clima, entidade brasileira independente. Além disso, o Brasil tem planos próprios para expandir a exploração do petróleo, lembrou o Observatório.

    Publicado por Victor Trovão
    *Com informações da AFP

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Mato Grosso do Sul Consolida Liderança em Vigilância de Vírus Respiratórios

    Missão internacional do Ministério da Saúde, TEPHINET e CDC de Atlanta valida modelo integrado da SES e estreita laços de cooperação.

    Lula Acompanha Eleições de 2026 em Mato Grosso do Sul e Endossa Chapa Majoritária do PT

    Presidente da República expressou otimismo com o cenário político local e confirmou apoio às pré-candidaturas de Fábio Trad e Dona Gilda para o Governo, e de Vander Loubet e Soraya Thronicke para o Senado, visando o pleito de 2026.

    LATAM Aumenta Voos para Bonito (MS) com Terceira Frequência Semanal

    Conectividade aérea de Bonito se expande a partir de outubro de 2026, impulsionando o ecoturismo sul-mato-grossense.

    Guichê 60+ do Detran-MS Fortalece Inclusão Digital e Autonomia de Idosos

    Com mais de 11,7 mil atendimentos, programa oferece suporte especializado e descontos exclusivos em taxas de CNH para condutores sêniores.

    Relacionado

    Flávio Bolsonaro pede suspeição de Moraes no STF em caso envolvendo Banco Master

    Senador alega laços financeiros entre ministro e banqueiro Daniel Vorcaro, citando contrato milionário com a esposa de Moraes, Viviane Barci de Moraes.

    Lula Sanciona Lei de Renovação Automática da CNH para Dois Milhões de Motoristas

    Nova legislação, originada de MP de 2025, moderniza Código de Trânsito e já gerou economia de R$ 854,8 milhões até março de 2026.

    Ciro Nogueira Pediu Permanência em Apartamento de Banqueiro Daniel Vorcaro Antes de Prisão e Investigação da PF

    Senador do PP-PI solicitou mais "três meses" em imóvel emprestado; PF apura propinas de R$ 500 mil e uso do mandato para favorecer interesses de Vorcaro.