Serão 187 profissionais atuando em cinco municípios de MS, com foco na prevenção e resposta rápida ao fogo
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou a contratação de 187 profissionais temporários para atuar no combate aos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul. A medida tem como foco os municípios que integram o bioma Pantanal, um dos mais ameaçados pelo fogo no país.
As contratações serão feitas por meio do Prevfogo, conforme portaria publicada nesta quinta-feira (9) no Diário Oficial da União e assinada pelo presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho. Os contratos terão duração inicial de dois anos.
A estrutura prevê a instalação de quatro brigadas com padrão de 1 chefe de brigada, 2 chefes de esquadrão e 12 brigadistas nos municípios de Aquidauana, Miranda (com duas unidades) e Porto Murtinho. Ainda em Aquidauana e Porto Murtinho, serão formadas três brigadas com estrutura ampliada, compostas por 1 chefe de brigada, 3 chefes de esquadrão e 18 brigadistas cada.
Corumbá, uma das cidades mais afetadas por queimadas nos últimos anos, receberá duas brigadas especializadas de pronto emprego, sendo uma com 15 profissionais e outra com 29, entre brigadistas e chefes de esquadrão.
Também foi autorizada a contratação de 13 brigadistas para atuar em queimas prescritas – técnica preventiva que reduz o material combustível e evita incêndios de grandes proporções. Para reforçar a articulação regional, haverá ainda três supervisores estaduais e um agente federal de informação em Campo Grande.
A iniciativa acontece diante do risco de uma nova temporada crítica de incêndios em 2025. Em 2020, o Pantanal registrou a pior crise ambiental de sua história, com mais de 4 milhões de hectares queimados, a maioria na região sul-mato-grossense.
Como resposta, o Governo do Estado lançou em março deste ano o programa Pacto Pantanal, que prevê investimentos de R$ 1,42 bilhão para preservar o bioma, combater incêndios, além de promover ações em infraestrutura, saúde, educação e saneamento básico.