spot_img
Segunda-feira, 12 Maio, 2025
More
    InícioMato Grosso do SulPela 1ª vez na história, governador de MS se reúne com vereadores...

    Pela 1ª vez na história, governador de MS se reúne com vereadores indígenas

    Publicado há

    spot_img

    Governador ouviu demandas de saúde, educação e água potável em reunião considerada “histórica” por lideranças indígenas

    Pela primeira vez na história de Mato Grosso do Sul, um governador se reuniu oficialmente com vereadores indígenas do Estado. O encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira (12), na Governadoria, em Campo Grande, com a presença de 10 dos 16 parlamentares indígenas eleitos em MS.

    A reunião foi considerada um marco histórico pelo secretário executivo do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Eloy Terena. “É a primeira vez que um governador senta com a bancada indígena para discutir diretamente as demandas das aldeias”, afirmou.

    Durante a conversa, foram debatidas questões sociais urgentes como saúde, educação, moradia e, principalmente, o acesso à água potável. O tema da demarcação de terras não entrou na pauta, já que é tratado em outras instâncias, como o STF.

    Segundo Terena, cada vereador será responsável por levantar as demandas locais de suas comunidades para uma próxima reunião técnica, marcada para daqui a 15 a 20 dias, com secretários estaduais.

    Entre as reivindicações específicas está a constante falta de água em aldeias, como na Reserva Indígena de Dourados, onde protestos foram realizados em 2023.

    Mato Grosso do Sul possui a terceira maior população indígena do Brasil, com mais de 116 mil pessoas e 32 territórios indígenas, segundo o Censo 2022. Apesar disso, apenas 16 vereadores indígenas foram eleitos nas eleições de 2024, e nenhum prefeito ou vice-prefeito indígena chegou ao cargo.

    A vereadora Carla Mayara (PT), da etnia kadiwéu, ressaltou que a mobilização para o encontro começou em abril com o Ministério dos Povos Indígenas. Já Eder Alcântara (PSDB), da etnia terena, classificou a reunião como uma “quebra de paradigma”. Cleber Valente (MDB), guarani-kaiowá de Paranhos, reforçou as dificuldades com água e saúde nas aldeias. E a vereadora guarani Inaye Kuña Ñevangaí (PSDB) lembrou que a pauta coletiva começou a ser construída durante o Acampamento Terra Livre.

    Últimas

    Câmeras flagram motociclistas furando sinal e encobrindo placa

    Infração é gravíssima e pode causar acidentes, alerta diretor da agência A Agetran (Agência Municipal...

    Jovem de 20 anos é encontrado morto no Rio Paraná em Três Lagoas

    Luiz Henrique estava desaparecido havia dois dias após discutir com a mãe sobre uso...

    Motorista flagrado com meia tonelada de cocaína é solto no dia seguinte

    Apesar da grande apreensão, juiz entendeu que não havia risco à ordem pública e...

    Canal oficial para reembolso de desconto indevido é o Meu INSS

    Segurados devem confirmar no app Meu INSS se reconhecem as cobranças feitas por associações...

    Relacionado

    Câmeras flagram motociclistas furando sinal e encobrindo placa

    Infração é gravíssima e pode causar acidentes, alerta diretor da agência A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) tem registrado casos recorrentes de motoristas...

    Jovem de 20 anos é encontrado morto no Rio Paraná em Três Lagoas

    Luiz Henrique estava desaparecido havia dois dias após discutir com a mãe sobre uso de drogas Luiz Henrique de Paula Costa, de apenas 20 anos,...

    Motorista flagrado com meia tonelada de cocaína é solto no dia seguinte

    Apesar da grande apreensão, juiz entendeu que não havia risco à ordem pública e concedeu liberdade provisória Enquanto a PRF comemorava a apreensão de mais...