spot_img
Sábado, 27 Junho, 2026
More
    InícioMato Grosso do SulImasul capacita municípios de MS para ICMS Ecológico

    Imasul capacita municípios de MS para ICMS Ecológico

    Ações regionais focaram em resíduos sólidos e educação ambiental.

    Publicado há

    spot_img

    Imasul realiza capacitações regionais do ICMS Ecológico para municípios de Mato Grosso do Sul

    O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) concluiu, nas últimas semanas, o ciclo de Capacitações Regionais do ICMS Ecológico, voltadas ao componente de Resíduos Sólidos Urbanos e Educação Ambiental, destinadas aos municípios sul-mato-grossenses.

    As capacitações foram realizadas de forma presencial em parceria com oito consórcios intermunicipais, reunindo gestores públicos, técnicos municipais e representantes das áreas de meio ambiente e gestão de resíduos sólidos. Os encontros ocorreram nos municípios sede de cada consórcio, entre eles Paranaíba, Campo Grande, Nova Andradina, Rio Verde de Mato Grosso, Dourados e Itaquiraí.

    O objetivo principal foi orientar os municípios quanto aos critérios técnicos e procedimentos necessários para participação no rateio do ICMS Ecológico, especialmente no que se refere à gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos e à implementação de políticas públicas de educação ambiental.

    Segundo o diretor-presidente do Imasul, André Borges, a iniciativa reforça o papel do Instituto como parceiro dos municípios na estruturação de políticas ambientais.

    “O ICMS Ecológico é um importante instrumento de incentivo à boa gestão ambiental. Essas capacitações aproximam o Imasul dos municípios e garantem que as equipes técnicas estejam preparadas para atender aos critérios do programa, fortalecendo a gestão ambiental local”, destacou.

    Orientação técnica e fortalecimento da gestão municipal

    A programação das capacitações foi estruturada em três eixos principais: Resíduos Sólidos Urbanos, com abordagem técnica sobre a gestão municipal e os critérios do ICMS Ecológico; Educação Ambiental, destacando a importância da implementação de ações estruturadas; e visitas técnicas a áreas de gestão de resíduos sólidos, possibilitando aos participantes conhecer experiências práticas de manejo e destinação adequada dos resíduos.

    Durante os encontros, também foram abordados temas como orientações sobre a gestão municipal de resíduos sólidos, esclarecimentos sobre o Sistema de Educação Ambiental (SisEA) e os procedimentos e a documentação necessários para habilitação dos municípios no programa.

    O diretor de Licenciamento e Fiscalização do Imasul, Luiz Mário Ferreira, ressaltou a importância da orientação técnica como forma de fortalecer a regularidade ambiental dos municípios.

    “Nosso objetivo é orientar os municípios para que possam atender aos critérios estabelecidos e melhorar seus indicadores ambientais. O ICMS Ecológico é uma ferramenta que reconhece as boas práticas e estimula a evolução da gestão ambiental municipal”, explicou.

    Apoio técnico aos municípios

    As atividades foram conduzidas pela Gerência de Desenvolvimento e Modernização (GDM) do Imasul, sob coordenação da gerente Sara Nogueira, com participação da gestora de processos Caroline Barbosa e do analista ambiental Adriano Coelho, que atuaram diretamente na condução técnica das capacitações.

    De acordo com Adriano Coelho, o trabalho busca garantir que os municípios tenham acesso às informações necessárias para participar do programa de forma adequada.

    “Nosso foco é orientar os técnicos municipais sobre os critérios técnicos e a documentação necessária, além de esclarecer dúvidas para que os municípios possam se estruturar e melhorar seus processos de gestão de resíduos sólidos e educação ambiental”, afirmou.

    A iniciativa reforça o compromisso do Imasul em apoiar tecnicamente os municípios na melhoria da gestão ambiental, incentivando práticas que promovam a destinação adequada de resíduos e o fortalecimento de ações permanentes de educação ambiental.

    Prazo para habilitação

    O Imasul reforça que os municípios interessados em participar do rateio do ICMS Ecológico devem realizar o protocolo da documentação até o dia 31 de março. A entrega dentro do prazo é fundamental para que o município seja avaliado e, caso atenda aos critérios estabelecidos, possa participar da distribuição dos recursos.

    O ICMS Ecológico é um dos principais instrumentos de incentivo à gestão ambiental municipal, estimulando boas práticas e contribuindo para o desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul.

    Comunicação Imasul

    Últimas

    Mato Grosso do Sul Consolida Liderança em Vigilância de Vírus Respiratórios

    Missão internacional do Ministério da Saúde, TEPHINET e CDC de Atlanta valida modelo integrado da SES e estreita laços de cooperação.

    Lula Acompanha Eleições de 2026 em Mato Grosso do Sul e Endossa Chapa Majoritária do PT

    Presidente da República expressou otimismo com o cenário político local e confirmou apoio às pré-candidaturas de Fábio Trad e Dona Gilda para o Governo, e de Vander Loubet e Soraya Thronicke para o Senado, visando o pleito de 2026.

    LATAM Aumenta Voos para Bonito (MS) com Terceira Frequência Semanal

    Conectividade aérea de Bonito se expande a partir de outubro de 2026, impulsionando o ecoturismo sul-mato-grossense.

    Guichê 60+ do Detran-MS Fortalece Inclusão Digital e Autonomia de Idosos

    Com mais de 11,7 mil atendimentos, programa oferece suporte especializado e descontos exclusivos em taxas de CNH para condutores sêniores.

    Relacionado

    Mato Grosso do Sul Consolida Liderança em Vigilância de Vírus Respiratórios

    Missão internacional do Ministério da Saúde, TEPHINET e CDC de Atlanta valida modelo integrado da SES e estreita laços de cooperação.

    LATAM Aumenta Voos para Bonito (MS) com Terceira Frequência Semanal

    Conectividade aérea de Bonito se expande a partir de outubro de 2026, impulsionando o ecoturismo sul-mato-grossense.

    Guichê 60+ do Detran-MS Fortalece Inclusão Digital e Autonomia de Idosos

    Com mais de 11,7 mil atendimentos, programa oferece suporte especializado e descontos exclusivos em taxas de CNH para condutores sêniores.