Começa hoje, 22 de junho de 2026, o 5º Encontro de Gestores de Pessoas no Setor Público de Mato Grosso do Sul, que se estenderá até quarta-feira, 24 de junho, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. Promovido pela Secretaria de Estado de Administração (SAD), por meio da Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Suged), o evento tem como tema “Tendências, estratégias e inovação”, visando impulsionar a transformação da Administração Pública através do desenvolvimento humano.
Esta quinta edição, que conta com a correalização do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), oferece um espaço privilegiado para integração, aprendizado e troca de experiências entre profissionais da gestão de pessoas em diversas instituições públicas. A proposta central é fortalecer a atuação dos gestores, ampliar conhecimentos e estimular práticas que contribuam para a modernização dos processos e a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade.
A programação é robusta, com palestras, painéis e a apresentação de casos de sucesso, abordando desafios contemporâneos da gestão de pessoas. Entre os temas em destaque estão saúde mental, cultura de pertencimento, liderança, clima organizacional, inteligência artificial, people analytics, bem-estar e estratégias inovadoras para o desenvolvimento dos servidores públicos. O objetivo é capacitar os gestores para as demandas do futuro do mundo do trabalho.
Roberto Gurgel de Oliveira Filho, Secretário de Estado de Administração, enfatiza a relevância estratégica da gestão de pessoas. “Fortalecer a gestão de pessoas significa aprimorar a capacidade do Estado de desenvolver seus servidores, qualificar seus processos e promover uma Administração Pública cada vez mais eficiente, integrada e alinhada às necessidades da sociedade, com foco nas demandas do futuro do mundo do trabalho”, afirma Gurgel. O encontro contará com a participação de especialistas reconhecidos nacionalmente, como Izabella Carmargo, Marina Dias, André Mazinni, Vanessa Weber, Renisson Araújo, Myrelle Jacob, e um painel sobre liderança feminina com Ana Carolina Ali, Ana Paula Martins, Luciana Ferreira e Patrícia Sarmento. O encerramento ficará a cargo de Dany Suzuki, com a palestra “O Futuro é Humano”, que promete uma reflexão profunda sobre a transformação da gestão pública.


