A Escola Estadual Sebastião Santana de Oliveira, no bairro José Abrão, em Campo Grande, está na vanguarda da educação em Mato Grosso do Sul, transformando o aprendizado de seus 300 alunos através de uma abordagem inovadora que integra tecnologia, música e sustentabilidade. Nesta segunda-feira, 22 de junho de 2026, o governador Eduardo Riedel visitou a unidade, que também celebrou a entrega oficial de uma reforma completa, totalizando um investimento de mais de R$ 9,3 milhões.
Durante sua visita, Riedel expressou grande entusiasmo com o que viu. “Estou impressionado com a escola e com os alunos. A estrutura é ótima e tudo acontece de maneira muito organizada. Atender a todos é o nosso objetivo”, afirmou o governador, destacando a filosofia da instituição de valorizar conhecimentos prévios e preparar os estudantes para o futuro.
A inovação é palpável nas salas de aula. Amanda Nogueira Bispo, aluna do 7º ano, exemplifica essa nova dinâmica ao relatar como aprendeu sobre o Renascimento em uma aula de artes no laboratório de informática. “Eu gosto de aula assim, que envolve a gente. Isso facilita o aprendizado”, explicou a estudante de 12 anos. A professora de artes e coordenadora da área de Linguagem, Leide Monteiro, reforça que a integração disciplinar e o uso da tecnologia, especialmente com imagens, são cruciais para um aprendizado mais abrangente e eficaz.
No projeto de robótica, o entusiasmo é igualmente evidente. O professor de Física, Leonardo da Costa, responsável pelas aulas, explica que a introdução de drones e a programação estimulam os alunos a ver a ciência na prática. “Várias disciplinas se encontram nas nossas aulas, como matemática e física. Os alunos passam a ver a ciência na prática, usam raciocínio lógico, é interessante”, detalhou. Guilherme Miyagi, 17 anos, aluno do 3º ano do ensino médio, já colhe os frutos: “Eu gosto da área. Quero fazer engenharia da informação. Eu aprendi a programar, entender a linguagem da programação. Isso estimula muito qualquer área de conhecimento”.
A infraestrutura robusta, fruto da reforma concluída há pouco mais de um ano e entregue oficialmente hoje, oferece o ambiente ideal para essas atividades. Com o investimento, a escola agora conta com diversos laboratórios e um espaço dedicado à horta. Neste ambiente de cultivo orgânico, os alunos não só aprendem sobre botânica e nutrição sem agrotóxicos, mas também desenvolvem um senso de responsabilidade ambiental e comunitária. O diretor Domingos Nogueira enfatiza a importância da conservação: “A conservação da escola é resultado do respeito ao bem público, ao patrimônio. É um bem de todos e precisa ser cuidado”.


