Ladário, em Mato Grosso do Sul, foi palco de uma intensa agenda governamental na última terça-feira (23), com o governador Eduardo Riedel entregando e autorizando investimentos significativos em infraestrutura urbana, totalizando mais de R$ 40,4 milhões. A programação também incluiu o acompanhamento de projetos de saúde pública e a participação nas festividades do tradicional Arraial do Banho de São João, selando a parceria entre o Estado e o município.
Entre as principais entregas, Riedel inaugurou as obras de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no bairro SEAC, um investimento de R$ 22,5 milhões que promete melhorar substancialmente a mobilidade e a qualidade de vida dos moradores. Na mesma ocasião, foi assinada a ordem de início de serviço para a pavimentação asfáltica e drenagem do bairro Nova Aliança, com um aporte de R$ 17,9 milhões. Esta nova fase de infraestrutura será executada por meio do programa MS Ativo – Municipalismo II, somando forças para o desenvolvimento urbano de Ladário.
À tarde, o governador realizou uma visita técnica às obras da futura Policlínica de Ladário. Executado pela Prefeitura Municipal, o empreendimento visa ampliar a oferta de serviços especializados de saúde, fortalecendo a rede municipal e expandindo a capacidade de atendimento à população local.
Durante a visita, Eduardo Riedel ressaltou as transformações na estrutura de saúde do município, citando a integração entre tecnologia e serviços públicos como um marco para o Estado. “O mais simbólico daqui é que nós temos uma máquina de raio-X digital de última geração. Um município pequeno dificilmente consegue ter especialistas em todas as áreas, mas a tecnologia permite superar isso”, afirmou o governador.
Riedel detalhou o funcionamento da telemedicina na prática: “O exame é feito aqui e enviado digitalmente para um profissional que faz o laudo e devolve o diagnóstico, permitindo o encaminhamento adequado do paciente.” Ele enfatizou que o avanço da telemedicina é uma consequência direta de investimentos anteriores em conectividade, como a infovia digital, e destacou o crescimento exponencial do uso dessa tecnologia. “Do primeiro trimestre do ano passado para este primeiro trimestre, nós aumentamos em 516% o uso da telemedicina em Mato Grosso do Sul. É uma curva exponencial, sem volta. Essa prática permite organizar melhor a saúde e oferecer atendimento de qualidade mesmo em cidades menores”, concluiu.


