Mato Grosso do Sul se prepara para enfrentar o auge do frio nesta quinta-feira (25), com a intensificação da massa de ar polar que já atua sobre o estado desde esta quarta-feira (24). Meteorologistas preveem temperaturas próximas a zero grau e a ocorrência de geadas em diversas localidades, especialmente nas regiões Sul e Sudoeste.
A previsão é do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec/MS), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). Na madrugada desta quarta-feira, a estação meteorológica de Amambai já registrou 0,9°C. Geadas foram observadas em áreas do Sul e Sudoeste, como em Iguatemi, onde o céu permaneceu sem nuvens.
A massa de ar polar, que se estende de Corumbá a Naviraí e abrange as regiões central, norte e sudeste do estado, garante o frio intenso. No entanto, as condições para a formação de geada são mais propícias em áreas com céu limpo, onde a perda de calor é maior, intensificando a sensação térmica e o risco de congelamento.
Diante do cenário de baixas temperaturas, a Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) emitiu uma Nota Técnica orientando os pecuaristas sobre os cuidados essenciais com o rebanho. O frio intenso pode levar a perdas de animais por hipotermia, e a agência reforça a necessidade de atenção redobrada. A nota completa pode ser acessada aqui.
Qualquer ocorrência de baixa no rebanho em decorrência do frio deve ser imediatamente informada à Iagro, utilizando o formulário oficial. A expectativa é que as temperaturas permaneçam baixas pelas próximas 48 horas, começando a se elevar gradualmente a partir da sexta-feira (26). No domingo, algumas regiões já podem registrar máximas acima dos 30°C, marcando um contraste térmico significativo.


