Foz do Iguaçu, PR – Secretários de Estado da Segurança Pública de cinco estados do Sul e Centro-Oeste do Brasil concluíram, nesta quarta-feira (24/06), a sexta edição do Encontro dos Secretários de Estado da Segurança Pública (SulMaSSP). Realizado entre 22 e 24 de junho na cidade paranaense, o evento reuniu representantes do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul com um objetivo central: fortalecer ações integradas e estratégias conjuntas para o enfrentamento ao crime organizado e aprimorar a segurança nas vastas regiões de fronteira e divisas.
A cúpula interestadual, que contou com a participação de dirigentes das Polícias Militares, Polícias Civis, Polícias Científicas, Polícias Penais e Corpos de Bombeiros Militares, avançou em discussões cruciais. Os grupos de trabalho focaram na padronização de procedimentos, no compartilhamento de bancos de dados e na disseminação de práticas exitosas. Um dos destaques foi a elaboração de protocolos específicos para a atuação em comunidades indígenas, visando uma relação mais próxima, a redução da criminalidade e a prevenção de conflitos, tema de grande relevância para todos os estados envolvidos.
Antonio Carlos Videira, Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp-MS), sublinhou a importância dos resultados obtidos. “O encontro teve como foco principal a discussão dos resultados e encaminhamentos dos grupos de trabalho. Foram debatidas propostas de padronização de procedimentos, compartilhamento de bancos de dados e de práticas exitosas que podem ser adotadas e aprimoradas pelos estados participantes”, afirmou Videira. Ele também ressaltou o empenho na construção de “protocolos que fortaleçam essa atuação (em comunidades indígenas), promovam uma relação mais próxima com essas comunidades, contribuam para a redução dos índices de criminalidade e, principalmente, previnam conflitos.”
A pauta do SulMaSSP foi abrangente, incluindo desde o combate ao crime organizado transfronteiriço e a recuperação de ativos até a aplicação da inteligência artificial na segurança pública. Outros temas cruciais debatidos foram o enfrentamento à violência contra a mulher, a atenção à saúde física e mental dos profissionais da segurança, a gestão de crises e desastres, e o policiamento e a proteção aos povos indígenas. As conclusões e propostas de aperfeiçoamento da legislação federal, elaboradas durante o encontro, serão consolidadas e encaminhadas ao Congresso Nacional como uma contribuição conjunta dos estados.
Criado em 2023, o SulMaSSP consolida-se como um fórum estratégico para a segurança pública regional. Sua missão é fortalecer a cooperação interestadual, ampliar o intercâmbio de informações e promover ações conjuntas entre os estados-membros, enfrentando desafios comuns, com especial atenção às complexas dinâmicas das regiões de fronteira.


