O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio do governador Eduardo Riedel, anunciou nesta quinta-feira (25) um aporte de mais de R$ 111 milhões em investimentos estruturantes para Santa Rita do Pardo. A agenda de trabalho incluiu a homologação da pavimentação da rodovia MS-040, entre Santa Rita do Pardo e Brasilândia, a entrega da reformada Escola Estadual José Ferreira Lima e a implantação de iluminação pública com luminárias de LED solar no anel rodoviário.
A modernização da infraestrutura rodoviária é um dos pilares desses investimentos, com a homologação do primeiro trecho de quase 25 quilômetros da MS-040. Em suas declarações, o governador Riedel enfatizou a amplitude das ações: “A escola aqui em Santa Rita está completamente reestruturada. Além disso, unidades habitacionais estão sendo construídas, temos ordem de serviço para restaurar o pavimento dentro da cidade e a rodovia MS-040, que estamos autorizando, terá seu primeiro trecho de quase 25 quilômetros iniciado, com o lote 4 partindo de Brasilândia para cá também.”
A Escola Estadual José Ferreira Lima, única da Rede Estadual no município, foi entregue totalmente reformada e ampliada, recebendo um investimento de mais de R$ 9,4 milhões. As obras trouxeram acessibilidade, uma cozinha e refeitório aprimorados, e um novo pavilhão com laboratórios de ciências, química, física e biologia. O diretor Willians Delfino celebrou as melhorias: “Agora temos mais comodidade. A reforma e ampliação nos proporcionaram uma cozinha melhor e refeitório, que nós não tínhamos, além de um pavilhão com laboratório de ciências, química, física e biologia.” A unidade, que atende 430 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, ganhou ainda quadra de vôlei de areia e horta.
A aluna Ana Júlia Oliveira da Silva, de 14 anos, do 8º ano do Ensino Fundamental, expressou sua satisfação: “Eu comecei a estudar aqui este ano. Já cheguei com a escola reformada, toda novinha. Gostei de tudo, não tem como descrever, porque tudo está bem bonito.” A ampliação da escola incluiu novos pavilhões para cozinha, refeitório, laboratório de Química, sala de tecnologias educacionais e banheiros, além de adequações para climatização com infraestrutura para ar-condicionado em todas as salas de aula, modernizando e fortalecendo a segurança e as condições pedagógicas.
Outro destaque é a implantação de iluminação pública com luminárias de LED solar no anel rodoviário, que conecta as rodovias MS-040 e MS-338. Com mais de R$ 1,3 milhão do programa “MS Ativo Municipalismo”, a obra instalou 150 postes metálicos e 150 luminárias autogeradoras. Essa tecnologia de energia limpa e renovável visa reduzir os custos de operação e manutenção do sistema, ao mesmo tempo em que proporciona mais segurança e qualidade de vida à população local.


