spot_img
Quinta-feira, 12 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica EstadualVereador entra com ação para suspender construção do Hospital Municipal

    Vereador entra com ação para suspender construção do Hospital Municipal

    Publicado há

    spot_img

    O vereador André Luis Soares, conhecido como Professor André (PRD), ingressou com ação popular, na Vara de Direitos Difusos e Coletivos de Campo Grande, solicitando a suspensão, por 180 dias,  o andamento do projeto para construção do hospital municipal de Campo Grande.

    O vereador afirma que no projeto apresentado não consta o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), que  serve como meio preventivo a danos ambientais na vizinhança. O vereador sustenta que a construção de um hospital de grande porte pode aumentar significativamente o tráfego na região, impactando a mobilidade e causando congestionamentos; a obra pode gerar altos níveis de ruído, afetando a qualidade de vida dos moradores da área; a movimentação de máquinas e operários pode trazer riscos à segurança dos residentes e transeuntes; e que o aumento da circulação de pessoas pode impactar os serviços de saúde e a segurança sanitária da região.

    O vereador pontua que esses impactos, se não forem adequadamente previstos e mitigados, podem trazer transtornos significativos à comunidade circunvizinha.

    Professor André ainda ressalta que o hospital será construído no formato Built to Suit, ou seja, “construído para se adequar” e a prefeitura pagará um aluguel de R$ 5 milhões pagos pelo Executivo, o que deve gerar, em 25 anos de contrato, gasto de R$ 1 bilhão.   

    “Diante dos impactos socioambientais não avaliados adequadamente e dos custos significativos envolvidos no projeto do hospital municipal em Campo Grande, surge a necessidade de ingressar com a presente ação popular. É crucial assegurar que a construção e operação do hospital sejam conduzidas de maneira transparente, responsável e em conformidade com as exigências legais, garantindo o bem-estar da comunidade local e o uso eficiente dos recursos públicos”.

    Segundo o vereador, a ação popular busca não apenas a suspensão dos atos administrativos questionados, mas também assegurar que qualquer projeto de tamanha magnitude seja conduzido de forma responsável e em benefício da população de Campo Grande, respeitando os princípios da legalidade, moralidade e eficiência na administração pública.

    Professor André solicita liminar para suspensão a emissão de qualquer licença ou autorização para a construção do hospital, até que seja elaborado e aprovado o EIV; concessão de liminar para suspender imediatamente os atos administrativos que resultaram em aumento de despesas sem cobertura financeira adequada; liminar para que seja postergado o presente projeto pelo período de 180 dias, vez que o tempo remanescente da atual administração é insuficiente para a conclusão adequada do projeto, comprometendo a sua qualidade e eficácia.

    O vereador ainda requer a citação do Município de Campo Grande para apresentar resposta no prazo legal, sob pena da aplicação dos efeitos da revelia; produção de todas as provas em direito admitidas, inclusive a realização de perícia técnica para avaliar os impactos da obra na vizinhança; procedência da ação para anular o ato administrativo que autorizou a construção do hospital sem a observância do Estudo de Impacto de Vizinhança, com a consequente obrigatoriedade de realização e aprovação do referido estudo antes da continuidade da obra; condenação do Município de Campo Grande ao pagamento de multa em caso de descumprimento da liminar deferida, no valor máximo previsto em lei; comunicação do feito ao Ministério Público.

    Fonte: Investiga MS

    Últimas

    Bahia vence o Vasco e mantém invencibilidade em 2026

    Tricolor baiano triunfa em São Januário com gol de Luciano Juba. Vasco enfrenta protestos da torcida.

    Trump e Netanyahu Discutem Irã e Gaza em Longa Reunião

    Líderes debateram segurança e possível acordo com o Irã por três horas.

    Extradição de Zambelli: Justiça Italiana Decide Futuro da Ex-Deputada

    Corte de Apelação de Roma julga pedido do Brasil. Decisão inicial sai ainda nesta semana.

    Cruzeiro empata com Mirassol em jogo com arbitragem polêmica no Brasileirão 2026

    Partida emocionante termina 2 a 2, com reclamações sobre a arbitragem e lesão de Eduardo.

    Relacionado

    Ex-Vereador de Jateí Condenado por Ser ‘Funcionário Fantasma’

    Justiça Federal pune Jeovani Vieira por improbidade administrativa. Ele assinava ponto em Jateí, mas atuava em Campo Grande.

    Reinaldo e Riedel: Decisão sobre Contar Define Futuro Político em MS

    Grupo governista enfrenta dilema crucial sobre o papel de Capitão Contar nas eleições de 2026.

    Vereador de MS é acusado de ameaçar ex-amante; Justiça concede medida protetiva

    Mulher alega ter sido ameaçada após terminar relacionamento com o vereador Beto dos 80. Ela diz que descobriu que ele era casado.