Com o início da pré-temporada 2024/25 do futebol europeu, o 90min preparou uma lista com os melhores jovens atletas do futebol mundial na atualidade. O ranking considera as atuações dos jogadores por seus clubes e seleções, destacando principalmente as ligas nacionais e a Eurocopa 2024.
Iniciamos a nossa lista com a presença do brasileiro Endrick, que foi fundamental na histórica conquista do Brasileirão 2023 pelo Palmeiras e teve grandes atuações na fase de grupos da Conmebol Libertadores. No entanto, o novo talento do futebol brasileiro chamou a atenção do mundo após marcar gols e ser decisivo nos amistosos contra Inglaterra a Espanha, aumentando as expectativas pelas atuações no futebol europeu. É, agora, jogadr do Real Madrid.
Em 9º lugar do ranking precisamos destacar Arda Guler. O jovem turco de apenas 19 anos surpreendeu o mundo com suas grandes atuações nos 12 jogos em que vestiu a camisa do Real Madrid na temporada 2023/24. Na Eurocopa, conseguiu corresponder às expectativas e foi fundamental na grande campanha da Turquia durante o torneio continental.
Xavi Simons ganhou este nome em homenagem ao histórico atleta do Barcelona por parte do pai Regillo, ex-jogador. Após excelente temporada pelo RB Leipzig, o jovem de apenas 21 anos causou grande impacto na Euro 2024, levando a desfalcada Holanda para as semifinais da competição continental.
Kobbie Mainoo causou bastante surpresa ao conseguir se destacar diante da crise que o Manchester United atravessou em boa parte da temporada 2023/24, fato que rendeu uma convocação à Euro 2024 com menos de 20 anos. O meio-campista defensivo conseguiu resultados consideráveis no futebol inglês e fechou a temporada com o título da FA Cup diante do Manchester City.
Campeão de forma invicta da Bundesliga pelo Bayer Leverkusen, Florian Wirtz superou uma lesão de longa duração para desempenhar papel fundamental na equipe de Xabi Alonso principalmente pela velocidade nas arrancadas e nos posicionamentos para receber bolas dentro da área, gerando grandes oportunidades de gol de forma constante.
Eduardo Camavinga demonstra enorme qualidade e versatilidade atuando no meio-campo de Carlo Ancelotti pelo Real Madrid, fato que colaborou muito no desenvolvimento individual do jovem de 21 anos. Apesar do desempenho abaixo do esperado da França na Euro 2024, Camavinga escapou de todas as críticas negativas com atuações regulares.
Um dos nomes de maior promessa do futebol espanhol nos últimos anos, Pedri ganhou protagonismo na temporada 2023/24 pelo Barcelona, destaque que foi amplificado pelo título na Euro 2024 após boas atuações com a seleção da Espanha. Ex-técnico do Barcelona, o ídolo Xavi Hernández ressaltou que Pedri possui características semelhantes a Andrés Iniesta.
O terceiro lugar da lista é de Jamal Musiala, que possui características únicas de drible para um atleta de 21 anos. Além disso, a força física demonstrada pelo jovem foi fundamental para vencer vários duelos individuais contra meio-campistas e zagueiros na Bundesliga e na Euro 2024 pelo Bayern de Munique e Alemanha, respectivamente.
A reta final da passagem de Xavi Hernández como técnico do Barcelona foi muito mais tranquila do que o esperado a partir do momento em que Lamine Yamal começou a ser utilizado com maior frequência na temporada 2023/24. No entanto, o maior impacto ocorreu na seleção da Espanha com excelentes desempenhos na Euro 2024 e um golaço espetacular diante da França, iniciando a virada dos campeões continentais nas semifinais.
A excelente temporada no Real Madrid ficou marcada pelo impacto imediato com atuações espetaculares no primeiro turno, incluindo uma histórica presença diante do Barcelona em clássico disputado na Catalunha, sendo fundamental no 36º título de LaLiga. Mesmo com um desempenho abaixo das altíssimas expectativas na Euro 2024, Jude Bellingham causou impacto na seleção inglesa pelo inesquecível gol de bicicleta marcado nos acréscimos contra a Eslováquia.
Fonte: 90min