A estreia de Argentina e Marrocos nas Olimpíadas de Paris 2024 nesta quarta-feira (24) ficou marcada por uma confusão generalizada que envolveu invasão de campo e polêmica de arbitragem no Estádio Geoffroy Guichard, em Saint-Étienne (França). Isso porque a seleção africana abriu 2 a 0 e a Albiceleste reagiu com Gio Simeone. Medina chegou a balançar a rede aos 61 do segundo tempo e após a bola entrar houve uma invasão e objetos atirados no campo.
As arquibancadas foram esvaziadas por questões de segurança e os jogadores se dirigiram aos vestiários. O Comitê Olímpico Internacional (COI) paralisou a partida por cerca de 2h. Após este período o árbitro foi informado pelo VAR que havia impedimento de Amione no lance do gol de empate. A partida, então, foi retomada com 2 a 1 no placar, resultado que se manteve até o apito final.
As duas equipes sentiram o peso da estreia durante o primeiro tempo com muitos erros técnicos em ambos os lados. Por conta disso tivemos um jogo muito travado no meio-campo até a abertura do placar nos acréscimos, quando El Khannouss acionou Akhomach, que acertou um ótimo passe na direita e fez a bola chegar para Rahimi concluir e deixar Marrocos na frente aos 47 minutos.
Marrocos voltou melhor do intervalo e Soler cometeu pênalti ao derrubar Akhomach logo aos 3 do segundo tempo. Após revisão do VAR, o marroquino de 28 anos mostrou que estava em um dia inspirado e cobrou forte rasteiro no canto direito para fazer 2 a 0. Mesmo com pouca organização coletiva, a seleção da Argentina chegou a diminuir aos 21 com Gio Simeone finalizando no canto após cruzamento de Soler.
No lance do gol anulado, Thiago Almada cabeceou e parou em grande defesa do goleiro. Álvarez tentou novamente em novo rebote e Simeone desviou na trave, mas Cristian Medina é quem finalizou.
Principal contratação do Botafogo na janela de transferências de junho, Thiago Almada não teve grande atuação durante os mais de 100 minutos disputados, mas deixou o campo com boas impressões. O meio-campista teve bom aproveitamento nos passes e boa movimentação pelos lados do campo na fase de ataque. Por outro lado, o camisa 10 deixou a desejar nos cruzamentos e perdeu algumas bolas.
90 minutos em campo
77 toques na bola
89% precisão dos passes
47/53 passes certos
3/8 cruzamentos certos
1/2 lançamento certo
2 finalizações
1 chute a gol
3/4 dribles certos
5/10 duelos ganhos
17 perdas de posse da bola
1 falta cometida
0 falta recebida
1 rebatida
1 desarme
Após o término da partida, a torcida de Marrocos demonstrou muita revolta no Estádio Geoffroy Guichard. Diversos torcedores invadiram o gramado e arremessaram objetos em direção ao campo de jogo, incluindo bombas caseiras, dando muito trabalho para a segurança responsável pelos Jogos Olímpicos.
Fonte: 90min