A bola rolou para o futebol nos Jogos Olímpicos de 2024. O momento que poderia ser de alegria acabou sendo tomado pelo caos. Argentina e Marrocos chamaram atenção devido ao fator extracampo, paralisação de quase 2h, além de gol anulado com muito atraso.
O jogo válido pela primeira rodada do grupo B terminou com vitória dos Leões do Atlas pelo placar de 2 a 1. A Albiceleste chegou a empatar no último lance, após o árbitro ter dado 15 minutos de acréscimos. O confronto precisou ser paralisado logo em seguida, por conta da invasão de torcedores no gramado.
Quando a confusão começou os jogadores da seleção argentina foram correndo para o vestiário do Estádio Geoffroy Guichard, em Saint-Étienne. Bombas e outros objetos sendo atirados no campo. A segurança demorou cerca de duas horas para controlar a situação, logo em seguida, ambas as equipes retornaram a campo, em comum acordo, e o jogo voltou no lance do gol argentino.
Faltavam três minutos para o fim, o que seria o gol de empate dos argentinos acabou anulado pelo VAR devido ao impedimento no lance que Medina finalizou.
Os ânimos estavam aflorados antes mesmo da bola rolar. O público presente, especialmente os franceses, vaiaram o hino nacional da Argentina, devido à polêmica da música cantada pelos jogadores da equipe principal na comemoração da conquista da Copa América 2024.
Além disso, o jogo chegou a ser paralisado em duas ocasiões, justamente por invasão de campo, mas que foi rapidamente controlada. Contudo, a gota d’água foram os acréscimos dados pelo árbitro sueco Glenn Nyberg, que deu 15 minutos a mais. Segundo informações divulgadas pela imprensa argentina, nenhuma das seleções queriam que a bola voltasse a rolar, mas isso aconteceu pois o VAR viu impedimento no último lance.
Até mesmo Lionel Messi usou as redes sociais para se pronunciar e escreveu “incomum” em um dos stories do Instagram.
Já o técnico da seleção olímpica, Javier Mascherano, foi bem mais duro, alegando que a situação parecia um circo.
E o Messi… pic.twitter.com/qFAQbgmWMM
— ⚽ (@DoentesPFutebol) July 24, 2024
“Ontem eles invadiram nosso treino. As coisas de Thiago Almada foram roubadas. Eles nos pedem credencial para tudo, mas depois essas coisas acontecem. Hoje invadiram o campo e depois atiraram coisa na gente. Nos disseram que terminou 2 a 2. Nem Marrocos queria jogar. Não sei o que aconteceu. Ficamos quase uma hora e meia no vestiário. Em nenhum momento nos avisaram o que poderia acontecer. Nunca aconteceu comigo, como jogador, que em um jogo desse nível a segurança falhasse. Nunca nos disseram que estavam revisando a jogada. O jogo foi suspenso por motivos de segurança. Em nenhum momento falaram da revisão. O que aconteceu em campo é um escândalo. Não é um torneio de várzea, são os jogos Olímpicos. Como vão parar o jogo sete vezes no segundo tempo por que entra alguém no campo? Na segunda, terceira vez, têm que tomar uma decisão. Sete vezes invadiram o campo!”
– Javier Mascherano, técnico da Argentina
Fonte: 90min