spot_img
Sexta-feira, 6 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolitica NacionalRevisão da Lei de Zoneamento será sancionada hoje por Nunes com cerca...

    Revisão da Lei de Zoneamento será sancionada hoje por Nunes com cerca de 15 vetos

    Publicado há

    spot_img

    Expectativa é que o prefeito vete cerca de 15 itens aprovados pelos vereadores — que acrescentaram 40 emendas ao projeto, aprovado na Câmara Municipal de São Paulo no último dia 2

    O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), vai sancionar nesta quinta-feira (25) a Lei de Zoneamento, que define quais atividades podem ser desenvolvidas em cada quarteirão da cidade e como devem ser as construções. A expectativa é que ele vete cerca de 15 itens aprovados pelos vereadores — que acrescentaram 40 emendas ao projeto, aprovado na Câmara Municipal de São Paulo no último dia 2. Entre os vetos, está o artigo que permite mudanças em ZERs, as Zonas Exclusivamente Residenciais. As ZERs são áreas destinadas exclusivamente ao uso residencial, normalmente compostas por casas ou prédios mais baixos. A lei aprovada na Câmara Municipal de vereadores — e que Nunes vai vetar — permite, na prática, a construção de prédios sem limite de altura, possibilitando a verticalização do trecho devido à proximidade com eixos de transporte público.

    Nunes também vai vetar a emenda do vereador Isac Felix (PL) que libera a construção de prédios altos em uma área hoje restrita a casas e construções de baixa estatura na Vila Nova Conceição, em Moema, na zona sul. O texto dos vereadores transforma parte de uma zona restrita a casas na Vila Nova Conceição em Zona Eixo de Estruturação da Transformação Urbana (ZEU). A mudança envolve uma quadra delimitada pelas Ruas Jacques Félix, Professor Filadelfo Azevedo, Domingos Leme e João Lourenço. O texto será publicado no Diário Oficial do Município na sexta-feira (26).

    O projeto de lei com as emendas inclusas e as mudanças feitas na Câmara de Vereadores foi recebido pela prefeitura no dia 4 de julho. O texto foi chamado de “revisão da revisão” depois de precisar voltar à Casa Legislativa. Inicialmente, a revisão da Lei de Zoneamento foi votada no final do ano passado, mas retornou para avaliação dos vereadores por inconsistências no mapa final publicado pela gestão municipal. A segunda revisão causou insatisfação em grande parte da população das ZERs. Logo depois da aprovação, associações de moradores acionaram o Ministério Público contra as mudanças. Por isso, uma das justificativas para os vetos do prefeito é justamente atender as demandas da população.

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Novo convida João Henrique Catan (PL) para disputar governo de MS

    Partido Novo formaliza convite ao deputado estadual para as eleições de 2026. Catan aguarda definição do PL.

    Operação do Gaeco: Justiça prorroga afastamento de investigados em Terenos

    Desembargador mantém afastamento do prefeito e outros 15 investigados por mais 90 dias. STJ julgará recurso do MPF em fevereiro.

    Gigantes do Futebol Brasileiro Agitam Janela de Transferências: Vasco Mira Ex-Flamengo

    Clubes como Vasco, Palmeiras e Flamengo buscam reforços para o Brasileirão 2026. Movimentações agitam o mercado da bola.

    Flamengo busca classificação no Carioca contra o Sampaio Corrêa

    Rubro-negro precisa da vitória para avançar no Campeonato Carioca. Time não vence há quatro jogos.

    Relacionado

    STF suspende ‘penduricalhos’: Parlamentares de MS reagem à decisão de Dino

    Decisão do ministro Flávio Dino divide opiniões e gera debate no Mato Grosso do Sul.

    Moraes Determina Prazo para Defesa e PGR Sobre Laudo de Bolsonaro

    STF analisa condições de saúde do ex-presidente e possibilidade de prisão domiciliar.

    Lewandowski compra imóvel de investigado por sonegação e ligação com o PCC

    Ex-ministro da Justiça alega boa-fé na aquisição de mansão em São Paulo.