Entramos em contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Uma das modalidades olímpias, o futebol terá seu “pontapé inicial” antes da cerimônia de abertura, com partidas do torneio masculino acontecendo já no dia 24 de julho, e o feminino sendo inaugurado na quinta, 25. Ambas as finais terão como palco o Parque dos Príncipes, em Paris.
A competição terá árbitros da Fifa. Ao todo, a entidade máxima do futebol anunciou 89 profissionais, sendo 20 destinados para o árbitro de vídeo (VAR). O Brasil é o país com a maior equipe de arbitragem, tendo Edina Alves e Ramon Abatti Abel para apitar os jogos, além de Neuza Inês Back, Guilherme Dias Camilo e Fabrini Bevilaqua como auxiliares. Já Daiane Muniz será a encarregada do VAR. Ela foi a primeira mulher arbitrar uma partida masculina da Conmebol, em jogo da Copa Sul-Americana, em 2023.
Daiane Muniz faz história e passa a ser a primeira mulher em arbitrar o VAR em um torneio masculino da CONMEBOL.
Esse é mais um passo significativo na busca por mais espaços que promovam o desenvolvimento das mulheres no futebol sul-americano.#AcrediteSempre#FutebolÉFutebol pic.twitter.com/ih4mGnSvVz
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) May 4, 2023
“Tenho a responsabilidade de representar a maior delegação de arbitragem do mundo. Somos sete árbitros do Brasil e, desses sete, somos quatro mulheres. É importante ressaltar esse número, nós fomos oportunizadas pela CBF, um trabalho de treinamento, um trabalho de oportunidades para que a gente mostrasse o nosso trabalho e a capacidade de representar o Brasil no maior evento esportivo mundial.”
– Daiane Muniz, escalada para o VAR.
Fonte: 90min