No último final de semana, tivemos o encerramento da 20ª rodada do Brasileirão 2024 com mudanças importantes na tabela de classificação. O Flamengo aproveitou o tropeço do Botafogo e assumiu a liderança do campeonato com 40 pontos e quatro gols de vantagem no saldo. Na parte de baixo da tabela, o Grêmio deixou a zona de rebaixamento após superar o Vasco na Arena Condá.
Após a realização da primeira rodada do returno do Brasileirão, confira a seguir os estudos das estatísticas apuradas pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para as chances de título, vaga na Conmebol Libertadores e rebaixamento das 20 equipes que disputam o Campeonato Brasileiro.
Segundo números do Departamento de Matemática da UFMG, o Flamengo possui agora a maior probabilidade de título do campeonato com 32.1%, seguido por Botafogo (25.3%), Cruzeiro (17.7%) e Fortaleza (12.9%). O Palmeiras aparece apenas na quinta colocação, com 5.7% de chances de conquistar o título após a derrota por 2 a 0 contra o Vitória, na 20ª rodada.
*Outras equipes somam menos de 1% de chances de título, de acordo com a UFMG
Os resultados da 20ª rodada auxiliaram no crescimento das chances de vaga na Libertadores 2024 para diversas equipes. Flamengo (93.6%), Botafogo (92.2%), Cruzeiro (84.2%), Fortaleza (81.0%) e Palmeiras (64.9%) são as cinco equipes que possuem mais de 50% de chances.
O destaque negativo da rodada consistiu no São Paulo, que viu sua porcentagem decrescer de 50.2% para 44.4% após derrota por 1 a 0 contra o Fortaleza.
*Os demais clubes somam menos de 3% de chances de vaga na Libertadores, segundo a UFMG
O Atlético-GO disparou nas possibilidades de rebaixamento do Brasileirão após derrota por 2 a 0 contra o Flamengo, em uma rodada que ficou marcada por vitórias de Fluminense, Vitória e Grêmio, concorrentes diretos na parte de baixo da tabela. O Corinthians, derrotado pelo Atlético-MG por 2 a 1, viu suas chances de rebaixamento saírem de 32.6% para 46.7%
*Os demais clubes somam menos de 3% de chances de rebaixamento, segundo a UFMG
Fonte: 90min