Única equipe que representa nosso país no futebol das Olimpíadas de Paris, a Seleção Brasileira Feminina sofreu uma derrota surreal para o Japão no último domingo (28), sendo superada por 2 a 1 pelo Japão, de virada, sofrendo dois gols nos acréscimos do confronto. O revés deixou a Canarinho em situação incômoda do Grupo C do futebol feminino, que ainda conta com Espanha e Nigéria, além das brasileiras e das nipônicas.
Com duas vitórias em dois jogos, a Espanha já chega classificada à rodada final do Grupo C. As atuais campeãs da Copa do Mundo são, ao lado dos Estados Unidos, as únicas seleções com 100% de aproveitamento nas Olimpíadas até aqui. Mesmo com duas derrotas em duas partidas, a Nigéria ainda tem chances matemáticas de classificação, mas precisaria vencer o Japão por considerável diferença de gols na partida derradeira da chave.
O regulamento do futebol feminino nos Jogos Olímpicos prevê que 8 das 12 seleções participantes avançam ao mata-mata do torneio: as duas primeiras colocadas de cada uma das três chaves + duas melhores terceiras colocadas. Neste momento, o Brasil aparece na terceira posição do Grupo C com três pontos e estaria classificada às quartas, visto que a terceira colocada do Grupo A, hoje, tem zero pontos conquistados.
Para não depender de uma combinação de resultados na rodada derradeira, o Brasil precisa somar ao menos um ponto diante da Espanha para carimbar a vaga nas quartas. Há, no entanto, chances consideráveis de classificação mesmo com derrota – o problema é que, quanto pior a campanha na primeira fase, maiores são as chances de um chaveamento pesado na abertura do mata-mata. Avançando como terceira colocada, a Canarinho deve pegar os Estados Unidos nas quartas.
Fonte: 90min