O futebol do Brasil perdeu muita força no cenário internacional ao longo das últimas décadas. Longe das principais taças, notando que a Seleção Brasileira que não conquista uma Copa do Mundo há 22 anos e, além disso, que o país não ganha um Mundial de Clubes desde 2012, o “País do Futebol” precisa encontrar uma forma de se reconectar e voltar a voar alto. A pergunta que fica é: o que fazer para mudar isso?
Seja como for, o Brasil ainda é um dos principais “celeiros de craques” e prova disso é que os clubes mais poderosos da Europa e de outras partes do globo continuam olhando para os talentos do país. Com isso em mente, o 90min preparou uma lista dos melhores jogadores jovens (até 21 anos) do futebol brasileiro na atualidade. Veja o ranking:
Cria do Flamengo, Matheus Gonçalves ainda busca sequência no time principal. O meia-atacante de 18 anos foi promovido ao profissional no ano passado e, desde então, ainda não conseguiu grandes oportunidades. Ainda assim, já mostrou qualidade e muito potencial, sobretudo durante o período de empréstimo no Red Bull Bragantino. É versátil, tem bom 1×1, velocidade e recursos técnicos.
18 anos, personalidade de sobra e camisa 10 na infância. O zagueiro Vitor Reis vem chamando atenção no time do Palmeiras. Com muita firmeza e refino, o defensor conquistou Abel Ferreira e os torcedores do clube. Ainda é pouco rodado, mas já mostrou que tem potencial para ir longe.
Breno Bidon é “velho conhecido” de quem acompanha a base do Corinthians. Contudo, o volante de 19 anos só conquistou maiores holofotes fora do clube este ano, quando brilhou na Copinha e alcançou a promoção ao profissional do time. O meia atua em várias funções, sabe preencher espaços e tem bom potencial.
De Xerém para o mundo… Alexsander estreou no profissional do Fluminense no fim de 2022 e, desde então, já conquistou títulos – incluindo Libertadores –e disputou mais de 50 jogos. O versátil meia de 20 anos tem boa experiência e valências que o permitem atuar em várias faixas do campo. Reúne boas qualidades e é promissor.
Jovem promessa do Palmeiras, Vanderlan é um dos jogadores mais “velhos” da lista. O lateral de 21 anos aparece no time principal do Verdão desde 2020, mas atua somente como profissional apenas desde o ano passado. Com facilidade para ir ao ataque e melhorando a cada desafio na parte defensiva, o defensor é uma figura que tem tudo para se destacar na posição.
Vai um gol aí? Com mais de 100 tentos nas categorias de base do Fluminense, Kauã Elias parece ter vindo do “Planeta Gol”. O goleador do Tricolor das Laranjeiras foi promovido ao time principal ainda em 2023, mas vem recebendo maiores oportunidades apenas nesta temporada. Com muito faro de gol e vigor, o centroavante vem sendo importante na remontada do time no Campeonato Brasileiro. Tem estrela, muito potencial e apenas 18 anos.
Gustavo Nunes é um novo talento a despontar no Grêmio. Com velocidade, qualidade e ousadia, o atacante de 18 anos vem driblando adversários, acumulando créditos na equipe e chamando atenção dentro e fora do Brasil – times da Europa já apresentaram oferta para tirá-lo do país. A jovem promessa do Imortal brilhou na última Copa São Paulo e, em seguida, foi promovida ao time principal. Vai longe…
Entre oscilações habituais para a pouca idade (19 anos) e ótimas atuações, Wesley continua sendo um dos motores do time do Corinthians. Com explosão e muita velocidade, além de ótimo um contra um, o atacante tem armas perigosas e sabe como incomodar os adversários. É muito promissor e será ainda mais letal no futuro.
Lorran é a grande joia do Flamengo na atualidade. O meia-atacante tem somente 18 anos de idade, mas já é observado com atenção dentro do clube há muito tempo. Com boa velocidade, refino, inteligência e visão, além de força física, noção de jogo e personalidade, o Garoto do Ninho é um diamante a ser lapido. É muito promissor.
Estêvão é um dos “nomes do momento” no Palmeiras e no Brasil em 2024. O atacante de 17 anos alçou ao profissional do clube no início deste ano e logo ganhou espaço. Com dribles firmes, velocidade e boa finalização, o camisa 41 supriu a saída de Endrick e já se firmou como intocável na equipe. E até já foi vendido: pode render cerca de 60 milhões de euros, entre valor fixo e bônus, ao time. Será um baita reforço para o Chelsea no ano que vem.
Fonte: 90min