spot_img
Quinta-feira, 5 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalBrasil, Colômbia e México assinam comunicado conjunto para exigir divulgação de atas...

    Brasil, Colômbia e México assinam comunicado conjunto para exigir divulgação de atas das eleições na Venezuela

    Publicado há

    spot_img

    Na nota, países pedem, ainda, a solução do impasse eleitoral no país pelas ‘vias institucionais’ e defendem que a soberania popular seja respeitada com ‘apuração imparcial’

    Na noite desta quinta-feira (1º), os governos do Brasil, Colômbia e México emitiram uma nota em solidariedade ao povo da Venezuela, que no último domingo (28), foram às urnas para definir o novo presidente e, até o momento, tem como eleito Nicolás Maduro. Após reunião virtual entre os representantes dos três países, eles decidiram emitir comunicado. Em nota, os países disseram estar acompanhando todo o processo de escrutínio dos votos e pedem para que as autoridades da Venezuela divulguem o resultado publicamente da votação. “As controvérsias sobre o processo eleitoral devem ser dirimidas pela via institucional. O princípio fundamental da soberania popular deve ser respeitado mediante a verificação imparcial dos resultados”, disseram em trecho.

    No texto, os países também solicitam que os cidadães da Venezuela tenham cautela durante as manifestações e que evitem episódios de violência. “Manter a paz social e proteger vidas humanas devem ser as preocupações prioritárias neste momento”, escreveram.

    “Que esta seja uma oportunidade para expressar, novamente, nosso absoluto respeito pela soberania da vontade do povo da Venezuela. Reiteramos nossa disposição para apoiar os esforços de diálogo e busca de acordos que beneficiem o povo venezuelano”, finalizaram.

    O Brasil tem como presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Colômbia é representada por Gustavo Petro e México por Andrés Manuel López Obrador. Os três países são de esquerda, já Nicolás Maduro, representa o chavismo. Ao menos 12 pessoas já morreram durante as manifestações que ocorrem desde o último domingo (28), quando declararam Maduro reeleito com 51,21%. A oposição alega que houve fraude no resultado da votação.

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Polícia de Goiás Combate Fraudes com Nomes de Lula e Moraes

    Operação mira esquema de inserção de mandados de prisão falsos em sistemas judiciais.

    PF Investiga Grupo Fictor por Fraude e Operação Financeira Ilegal

    Empresa, que tentou comprar o Banco Master, é suspeita de crimes financeiros. Polícia Federal apura o caso no Mato Grosso do Sul.

    STJ Apura Denúncia de Assédio Sexual Contra Ministro Marco Buzzi

    Ministro nega as acusações. STJ abre sindicância interna para investigar o caso.

    Indicação de Jorge Messias ao STF Avança no Senado Após o Carnaval

    Advogado-geral da União recebe apoio até de senadores antes resistentes. Lula articula aprovação no Congresso.

    Relacionado

    Troca de Prisioneiros: EUA, Ucrânia e Rússia Chegam a Acordo Histórico

    Após cinco meses, 314 prisioneiros serão trocados. Negociações ocorreram em Abu Dhabi.

    Tratado Nuclear EUA-Rússia Expira: Ameaça à Segurança Global Aumenta

    Acordo Novo START, crucial para o controle de armas nucleares, chega ao fim. Mundo teme escalada.

    Estado Islâmico Ameaça o Mundo: ONU Alerta para Crescimento e Uso de IA

    Grupo terrorista expande atuação globalmente, com foco na África e uso crescente de tecnologia.