Pouco mais de um ano após se enfrentarem na Copa do Mundo, França e Brasil se reencontram no primeiro mata-mata das Olimpíadas de Paris. As donas da casa chegaram às quartas de final com tranquilidade, liderando o grupo na primeira fase, com duas vitórias em três jogos.
Já as brasileiras sofreram duas derrotas consecutivas, sendo uma delas de virada e outra com direito a expulsão de Marta e terminando a partida com nove em campo pela lesão de Antonia. A classificação veio mesmo ficando em 3º lugar no grupo que tinha quatro seleções e marcando apenas dois gols em três rodadas.
Clima de decisão na qual o empate gera prorrogação e, se necessário, disputa de pênaltis. Quem avançar enfrenta Espanha ou Colômbia na semifinal
Este será o primeiro jogo das seleções no estádio inaugurado em 1984. Nos Jogos Olímpicos será a quarta partida realizada no campo do Nantes FC, atualmente na elite do Campeonato Francês.
Nos últimos 10 anos este confronto aconteceu nove vezes, contabilizando jogos oficiais e amistosos, segundo o site SofaScore, especializado em estatísticas no futebol. Neste período foram dois empates e sete vitórias das europeias, sendo que em três ocasiões elas saíram de campo sem serem vazadas.
Últimos cinco jogos:
4 Vitórias da França
1 Empate
França: VDV
Brasil: VDD
V = vitória; E = empate; D = derrota
Fica a dúvida se a experiente capitã Wendie Renard – que ultrapassou a marca dos 160 jogos com a seleção – vai se recuperar da lesão sofrida contra o Canadá que a tirou do jogo contra a Nova Zelândia. A goleira Pauline Peyraud-Magnin também foi substituída diante das canadenses, mas se recuperou a tempo de enfrentar as neozelandezas.
O técnico Hervé Renard definiu o Brasil como “uma grande seleção” ao citar o próximo jogo.
Peyraud-Magnin; Bacha, Mbock, Lakrar, Elisa de Almeida (Renard); Karchaoui; Henry, Geyoro; Baltimore, Delphine Cascarino, Katoto
Expulsa contra as espanholas, Marta cumpre suspensão desta vez. Para completar, algumas jogadoras serão reavaliadas, como a goleira Lorena, que sentiu a costela, a defensora Antônia, com dores na panturrilha esquerda, a zagueira Rafaelle, com desconforto na coxa, e a lateral Tamires, que machucou o tornozelo na estreia e até agora não se recuperou totalmente.
Lorena (Tainá); Antônia, Lauren (Rafaelle), Tarciane, Tamires (Yasmim); Angelina, Duda Sampaio, Gabi Portilho; Kerolin, Gabi Nunes, Ludmila.
A seleção francesa é franca favorita e as brasileiras precisam fazer o melhor jogo delas na campanha para conseguir manter vivo o sonho do ouro olímpico.
Palpite: França 1 x 1 Brasil
Fonte: 90min