Duas representantes do continente africano e duas expoentes do futebol europeu: este é o perfil das semifinalistas do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Paris. Nesta sexta-feira (2), dia que marcou a conquista do primeiro ouro do Brasil em solo francês – Beatriz Souza, no judô –, quatro confrontos de alto nível foram disputados em diferentes estádios do país para a definição das seleções classificadas às semifinais do esporte mais popular do mundo.
Primeiro confronto de quartas de final a ser disputado, Marrocos x Estados Unidos terminou com goleada da equipe africana: 4 a 0, resultado que não deixou dúvidas sobre a superioridade dos Leões do Atlas. Nas semifinais, os marroquinos vão encarar a forte Espanha, atual vice-campeã olímpica. A Fúria, que perdeu a disputa do ouro em 2021 para o Brasil, despachou o Japão por 3 a 0 em jornada inspirada de Fermín López, atacante do Barcelona.
Na outra semifinal, mais um encontro entre África x Europa: o surpreendente Egito, que fez bonito na fase de grupos – ficando com a primeira colocação do grupo que tinha a Espanha –, tirou o Paraguai nas penalidades após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar. Outra equipe sul-americana que deu adeus ao torneio foi a Argentina, eliminada pela França em jogo tenso, marcado por fortes vaias ao hino albiceleste, entradas violentas e confusão protagonizada por jogadores argentinos após o apito final.
Fonte: 90min