spot_img
Quinta-feira, 25 Dezembro, 2025
More
    InícioPolíticaPolítica EstadualBeto terá o maior tempo e PRD garante 1% a Adriane; Saiba...

    Beto terá o maior tempo e PRD garante 1% a Adriane; Saiba o que mudou após saída de vereador da disputa

    Publicado há

    spot_img

    A eleição para prefeito da Capital terá sete candidatos, depois que o PRD retirou, neste domingo, a candidatura do vereador Professor André. O vereador foi “rifado’, como ele mesmo definiu, na convenção do partido, que optou pelo apoio à candidatura de Adriane Lopes (PP).

    A mudança do PRD provocará pouca alteração no quesito tempo na propaganda eleitoral, já que o partido tem 1% dos eleitos com direito a tempo na televisão.

    O PRD tem cinco deputados federais, o que representa pouco mais de 1% do total de deputados de partido com tempo na propaganda eleitoral. Com a coligação , a prefeita terá 14,31% dos deputados, sendo 11,88% do PP,  1,43% do Avante e 1% do PRD.

    O pré-candidato do PSDB, Beto Pereira,  terá o maior tempo. Com PSDB/Cidadania, PL, Republicanos, PSD, PSB, Podemos e MDB, ele chega a 55,28% dos deputados de siglas que atingiram a cláusula de barreira para conseguirem fundo partidário e tempo na propaganda eleitoral.

    Mesmo sem partidos coligados na eleição da Capital, Camila Jara terá o segundo maior tempo, com 16,25%, considerando os 80 deputados da federação PT, PV e PCdoB.

    O terceiro maior tempo será de Rose Modesto  na cláusula. A aliança com PDT garantiu a ela 15,44% dos deputados federais eleitos na cláusula.

    O pré-candidato da federação PSOL/Rede, Luso Queiroz, terá  2,84%, levando em conta os 14 deputados federais eleitos.

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não anunciou o tempo, que deve ser divulgado no próximo mês, após as convenções.

    Seguindo a legislação eleitoral, 90% do tempo total de propaganda são distribuídos proporcionalmente pelo número de deputados federais, considerando os partidos que atingiram a cláusula. O restante (10%) é dividido igualitariamente entre todos os candidatos.

    A cláusula de barreira, imposta na última mudança na legislação eleitoral, levou vários partidos a perderem tempo e recurso do fundo partidário. A nova regra definiu que os partidos precisariam eleger pelo menos 11 deputados federais, distribuídos em pelo menos 9 unidades da Federação; ou obter no mínimo, 2% dos votos válidos nas eleições para a Câmara dos Deputados, distribuídos em pelo menos 9 unidades da Federação, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada um deles.

    Terminada a eleição, apenas 13 dos 28 partidos atingiram a cláusula  e terão tempo na propaganda gratuita: PT/PCdoB/PV; PSDB/Cidadania; Psol/Rede; MDB; PDT; PL; Podemos; PP; PSB; PSD; Republicanos, Avante e União Brasil.

    Os 15 partidos que não conquistaram a cláusula continuam existindo, mas não recebem mais recurso público. Por esse motivo, alguns partidos fizeram fusão. Caso do PTB e Patriota, que formaram o PRD. O partido terá o vereador Professor André como candidato.

    Partidos que conquistaram a cláusula de barreira:

    PL – 99 eleitos

    PT /PCdoB e PV – 80 eleitos

    União Brasil – 59 eleitos

    PP – 58 eleitos

    PSD – 47 eleitos

    MDB – 42 eleitos

    Republicanos – 41 eleitos

    PSDB/Cidadania – 18 eleitos

    PDT – 17 eleitos

    PSB – 14 eleitos

    PSOL/Rede – 14 eleitos

    Podemos – 11 eleitos

    Avante – 7 deputados eleitos

    PRD (fusão do PTB com Patriota) – 5 deputados eleitos

    Fonte: Investiga MS

    Últimas

    Indefinição de Simone Tebet gera crise no PT e ameaça palanque de Lula em MS

    PT nacional avalia candidatura da ministra por São Paulo para evitar racha no estado;...

    Adolescente de 17 anos mata pedreiro, incendeia casa e capota na BR-163

    Jovem confessou ter queimado a vítima viva após roubar dinheiro e veículo; ele foi...

    Governo Riedel anuncia convocação imediata de novos professores

    Governador autoriza chamamento de 28 aprovados para a Rede Estadual de Ensino e agenda...

    MS investe R$ 11,5 milhões em vigilância sanitária e registra queda nos casos de dengue

    Governador Eduardo Riedel entrega veículos para controle de endemias; Mato Grosso do Sul atinge...

    Relacionado

    Senadora confirma conversa e Rose e Adriane podem parar no mesmo partido

    A senadora Tereza Cristina, vice-presidente nacional do Partido Progressista, confirmou tratativas do partido para fusão com dois partidos.CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAMTereza conta que conversou...

    Tereza confirma benção a Youssif e diz que Santullo cuidará do PP

    A senadora Tereza Cristina (PP) fez questão de se pronunciar durante a posse de Youssif Domingos como secretário de Governo na Prefeitura de...

    Surpresa com convite para secretaria, Camilla diz que continuará atuando como vice

    A vice-prefeita de Campo Grande, Camilla Nascimento, espera continuar participando efetivamente da gestão, em todas as pastas.CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAMNomeada pela prefeita Adriane Lopes...