spot_img
Quinta-feira, 25 Dezembro, 2025
More
    InícioMato Grosso do SulPré-candidato excluído pelo PL vai à justiça para garantir candidatura a prefeito

    Pré-candidato excluído pelo PL vai à justiça para garantir candidatura a prefeito

    Publicado há

    spot_img

    José Cristóvão de Oliveira Bambil, ex-candidato à Prefeitura, move ação contra decisão do presidente estadual do PL

    A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o PSDB para as eleições de outubro enfrenta um impasse judicial após a decisão do presidente estadual do PL, Tenente Portela, de retirar a candidatura de José Cristóvão de Oliveira Bambil à Prefeitura de Amambai.

    Contexto da Controvérsia

    Zé Bambil, como é conhecido, ajuizou um mandado de segurança contra Portela. Bambil alegou que foi nomeado presidente do PL em Amambai por dois anos, em uma decisão do deputado federal Marcos Pollon, então presidente estadual do partido. Ele afirma que essa nomeação tinha a finalidade de prepará-lo para a disputa eleitoral. Contudo, com a remoção abrupta de Pollon da presidência estadual e sua subsequente exclusão da corrida para prefeito, Bambil alega ter sido surpreendido e prejudicado.

    “De maneira informal e ilegal, através de um telefonema, foi ordenado que o PL de Amambai retirasse imediatamente os nomes dos pré-candidatos a majoritária, para apoiar uma candidatura de outra agremiação ao cargo de prefeito”, relatou Bambil. Ele contestou a decisão, mas foi infrutífero, resultando na nomeação de uma nova comissão provisória para a cidade.

    Reivindicações Legais

    Bambil solicita uma liminar para suspender o ato de Portela que destituiu a Direção Executiva Municipal do PL em Amambai e restabelecer a comissão presidida por ele e seus membros. Ele também requer a notificação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que o sistema CANDEX seja liberado para cadastro dos candidatos.

    Decisões Judiciais

    O juiz Diogo de Freitas, da Zona Eleitoral de Amambai, determinou a remessa do caso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso do Sul, alegando incompetência local, dado que a questão envolve a dissolução de um órgão partidário municipal por um diretório estadual.

    O TRE, por sua vez, deferiu a liminar que suspendeu o registro da comissão provisória e restabeleceu a composição da Direção Executiva Municipal do PL em Amambai, presidida por Bambil, até o julgamento final do mandado de segurança.

    Desdobramentos Futuros

    A decisão do TRE pode impactar diretamente a aliança entre PL e PSDB em Amambai, além de influenciar a dinâmica política na cidade para as eleições de outubro. A resolução final do mandado de segurança determinará a continuidade ou alteração da atual situação da executiva do PL no município.

    Fonte: Investiga MS

    Últimas

    Indefinição de Simone Tebet gera crise no PT e ameaça palanque de Lula em MS

    PT nacional avalia candidatura da ministra por São Paulo para evitar racha no estado;...

    Adolescente de 17 anos mata pedreiro, incendeia casa e capota na BR-163

    Jovem confessou ter queimado a vítima viva após roubar dinheiro e veículo; ele foi...

    Governo Riedel anuncia convocação imediata de novos professores

    Governador autoriza chamamento de 28 aprovados para a Rede Estadual de Ensino e agenda...

    MS investe R$ 11,5 milhões em vigilância sanitária e registra queda nos casos de dengue

    Governador Eduardo Riedel entrega veículos para controle de endemias; Mato Grosso do Sul atinge...

    Relacionado

    Indefinição de Simone Tebet gera crise no PT e ameaça palanque de Lula em MS

    PT nacional avalia candidatura da ministra por São Paulo para evitar racha no estado; Fábio Trad condiciona permanência na disputa ao governo à resolução...

    Adolescente de 17 anos mata pedreiro, incendeia casa e capota na BR-163

    Jovem confessou ter queimado a vítima viva após roubar dinheiro e veículo; ele foi apreendido após fugir de hospital em Rio Verde de Mato...

    Governo Riedel anuncia convocação imediata de novos professores

    Governador autoriza chamamento de 28 aprovados para a Rede Estadual de Ensino e agenda nova reunião para janeiro de 2026 para tratar de candidatos...