Segura a ansiedade, pois o Brasil voltou a uma final olímpica. No início da tarde de sábado (10), às 12h (de Brasília), a seleção feminina verde-amarela medirá forças com os Estados Unidos, no Parc des Princes, na decisão dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Ao longo do torneio, a equipe de Arthur Elias não teve vida fácil. Se classificou como terceira colocada de sua chave, mas superou as adversidades, eliminando as favoritas França e Espanha no mata-mata. Do ouro lado, as norte-americanas se classificaram em primeiro lugar do Grupo B. No entanto, não tiveram vida fácil diante de Japão e Alemanha, precisando da prorrogação para derrotar os rivais por 1 a 0 nas quartas de final e semifinal, respectivamente.
A partida entre Brasil e Estados Unidos, que acontecerá no início da tarde deste sábado (10), será disputada no Parc des Princes, em Paris, capital francesa. O estádio é a casa do PSG e possui capacidade para 48.583 pessoas.
Brasil e Estados Unidos se enfrentaram 31 vezes. A USWNT possui grande vantagem no retrospecto, com 24 vitórias e quatro empates, enquanto a Seleção Brasileira ganhou em três oportunidades. No último jogo, as norte-americanas bganharam por 1 a 0, no dia 10 de março de 2024, pela Copa Ouro. O gol foi marcado por Lindsey Horan.
Últimos cinco jogos:
Brasil: VVDDV
Estados Unidos: VVVVV
V = vitória; E = empate; D = derrota
O Brasil possui dois desfalques. As defensoras Antonia, com fratura na fíbula da perna esquerda, e Tamires, com lesão ligamentar no tornozelo. A boa notícia é que Arthur Elias terá um grande reforço: Marta. Mesmo com o retorno da craque, o técnico deverá utilizar a base da equipe que derrotou a Espanha.
Os Estados Unidos estão em adaptação ao trabalho de Emma Hayes, que já levou a tetracampeã olímpica para disputar mais uma final. A treinadora possui um belo ataque, composto por Sophia Smith, Mallory Swanson e Lavelle. Ela também manterá a base do time para a final.
Brasil e Estados Unidos irão se enfrentar pela terceira vez em uma final olímpica. Apesar da hegemonia, a USWNT não está em grande forma, mas possui jogadoras perigosas e está encontrando o equilíbrio com Hayes. A história aponta o favoritismo para as norte-americanas, mas a Seleção Brasileira chega forte, quebrando tabus e pode brigar de igual para igual. O jogo promete ser bem analisado e disputado por ambas equipes.
Palpite: Brasil 2 x 1 Estados Unidos
For the third time in @Olympics history, Brazil and USA meet in the #Paris2024 gold medal match. 🤩 pic.twitter.com/CSLDJhxlZT
— FIFA Women’s World Cup (@FIFAWWC) August 7, 2024
Fonte: 90min