Em um confronto tricolor entre duas equipes do Brasil, Grêmio e Fluminense terão os caminhos cruzados no Couto Pereira, em Curitiba, na noite desta terça-feira (13), pelo jogo de ida das oitavas de final da Conmebol Libertadores. A partida é uma das mais aguardados do pontapé inicial do mata-mata da principal copa da América do Sul.
Os Tricolores estão lutando contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Porém, o Imortal aparece em posição mais favorável e já fora da zona da degola. A equipe arrancou nos últimos jogos e conseguiu renovar o fôlego. O Flu, por sua vez, continua no Z4, mas vem apresentando uma boa recuperação no torneio. As duas equipes caíram na Copa do Brasil na semana passada.
O Grêmio ainda não pode voltar à Arena e continua rodando o Brasil. A equipe vai mandar essa partida da Libertadores no Couto Pereira, em Curitiba. Esse será o sexto jogo do time como mandante na capital do Paraná e o 13º atuando “em casa” longe de Porto Alegre.
Grêmio e Fluminense já se enfrentaram 84 vezes ao longo da história. Conforme os dados do Ogol, o Imortal ostenta ampla vantagem no confronto, com 40 vitórias. O Flu superou o rival em 23 oportunidades. Outras 21 partidas acabaram empatadas. Confira o retrospecto recente (últimos cinco jogos):
Último jogo: Grêmio 1 x 0 Fluminense, em 30/06/2024 (Campeonato Brasileiro)
Grêmio: VEVEV
Fluminense: VDVED
V = Vitórias; E = Empates; D = Derrotas
O Grêmio não inscreveu todos os reforços para essa fase da Libertadores: o goleiro Rafael Cabral, o volante Edenilson e o zagueiro Rodrigo Caio ficaram fora. Braithwaite, Monsalve, Aravena, Arezo e Jemerson estão à disposição e, inclusive, podem começar jogando. Após poupar no Brasileirão, Renato Portaluppi deve voltar com força máxima. Mayk e André Henrique, por questões físicas, estão fora.
Em meio ao momento delicado no Campeonato Brasileiro, o Fluminense trabalha para competir no mais alto nível na Libertadores. O técnico Mano Menezes tem apenas uma nova dor de cabeça para o embate no Couto Pereira: Diogo Barbosa, que reclamou de problema físico no último jogo. Nonato, Serna e Marcelo, por questões físicas, também estão fora. Thiago Silva e Felipe Melo estão à disposição.
Grêmio e Fluminense estão embolados na luta contra o rebaixamento no Brasileirão, mas o momento do Imortal é melhor e, inclusive, o time já saiu do Z4. O Flu, por outro lado, ainda não conseguiu respirar fora da zona da degola. O cenário é favorável e, por isso, o time de Renato Portaluppi aparece como leve favorito. Será, contudo, um embate muito duro para os dois lados.
Palpite: Grêmio 2 x 1 Fluminense
Fonte: 90min


