spot_img
Quarta-feira, 11 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica EstadualJustiça derruba liminar e obriga PL a apoiar PSDB no interior

    Justiça derruba liminar e obriga PL a apoiar PSDB no interior

    Publicado há

    spot_img

    A Justiça Eleitoral derrubou liminar que barrava decisão de Tenente Portela de definir o destino de filiados ao Partido Liberal em Amambai.

    Após acerto com o PSDB, em conversa entre a cúpula tucana e Jair Bolsonaro, Portela destituiu o diretório montado por Marcos Pollon para obrigar o partido a apoiar a candidata tucana no município.

    O então presidente, Zé Bambil, como é conhecido, entrou com mandado de segurança contra Portela, afirmando que foi nomeado presidente do partido no município por dois anos, em decisão do deputado federal Marcos Pollon, que presidia o partido no Estado. Ele alega que a nomeação tinha fim intenção eleitoral, já que pretendia disputar o cargo de prefeito. Entretanto, de forma abrupta, Pollon foi retirado da presidência, e ele foi informado que não seria mais candidato.

    O TRE chegou a deferir liminar para que fosse suspenso o registro da comissão provisória municipal e fosse restabelecida a composição e o regular funcionamento/representação do Direção Executiva Municipal, presidida por Bambil e seus membros regularmente eleitos, até o julgamento final do mandado de segurança.

    Hoje, o Juiz acabou derrubando a liminar, apoiando a decisão de Portela. “Restou destacado, nas informações prestadas por parte da autoridade coatora, que a destituição da Direção Executiva Partidária do Partido Liberal de Amambai-MS ocorreu após resistência expressa em seguir às diretrizes estabelecidas pela Comissão Executiva Nacional, para cada Estado da Federação, em especial no que atinge a formação de coligação partidária. A resistência quanto à coligação resta comprovada por ata notarial, onde inclusive consta mensagem expressa do Impetrante, com o seguinte teor ‘Vê aí qual o procedimento pode me destituir da presidência. Não vou caminhar com o PSDB (sic)’” diz parte da decisão.

    Segundo o Juiz, no momento , não há perigo de dano que justifique a liminar.

    “Isso posto, hei por bem reconsiderar a decisão anterior e REVOGAR a liminar concedida, haja vista que neste momento, a princípio não vislumbro a existência de probabilidade de direito e perigo de dano, requisitos ensejadores da liminar”, considerou.

    O partido chegou a registrar candidaturas a vereador e decidiu apoiar o candidato do MDB, o que agora pode ser derrubado.

    Perplexidade

    Ao entrar com mandado, Bambil alegou que ficou perplexo com a notícia, tentou argumentar, mas não obteve êxito. Dias depois, o presidente do partido, Portela, nomeou uma nova comissão executiva “PROVISÓRIA” partidária para gerir os destinos partidários da cidade.

    “Desta forma, diante de um flagrante ilícito, de forma arbitrária e ilegal, o Impetrante e todos os membros da comissão executiva do PL de Amambai, foram destituídos dos respectivos cargos, vindo a pôr fim na caminhada política e partidária dos mesmos, visto não haver mais possibilidade de filiar-se em outra agremiação partidária para concorrer as eleições municipais do ano de 2024”, dizia a justificativa do mandado.

     

    Fonte: Investiga MS

    Últimas

    TSE Julga Cassação de Jorge Seif: Ministro Vota Contra

    Julgamento sobre abuso de poder econômico de senador de SC é retomado. Decisão crucial aguarda votos restantes.

    Hospital Regional de Ponta Porã Realiza 140 Mil Atendimentos em 2025

    A unidade se destaca por avanços técnicos, humanização e sustentabilidade na fronteira.

    Eleições 2024: Juízes eleitorais recebem recomendações do TSE

    Ministra Cármen Lúcia orienta magistrados para eleições transparentes e éticas.

    MP Militar pede expulsão de Bolsonaro após condenação

    STM dá 10 dias para defesa se manifestar sobre perda de patente.

    Relacionado

    Valdemar Neto minimiza crise no PL-MS após filiação de Reinaldo Azambuja

    Presidente do PL gravou vídeo em Campo Grande para acalmar ânimos no partido.

    TJMS mantém limitação do reajuste do IPTU em Campo Grande

    Desembargador nega recurso da prefeitura e garante IPTU reajustado apenas pela inflação.

    Vereadores de Campo Grande Mantêm Veto ao Projeto que Reduzia IPTU

    Prefeita Adriane Lopes (PP) vence votação na Câmara. Reajuste do IPTU permanece.