spot_img
Quinta-feira, 18 Dezembro, 2025
More
    InícioMato Grosso do SulDesembargador nega liberdade a secretário de Obras preso em operação do Gaeco

    Desembargador nega liberdade a secretário de Obras preso em operação do Gaeco

    Publicado há

    spot_img

    Luiz Cláudio Bonassini negou liberdade a Isaac Cardoso, preso durante a Operação Velatus, destacando a necessidade de proteger a ordem pública e evitar novas práticas criminosas.

    O desembargador Luiz Cláudio Bonassini manteve a prisão do secretário de Obras de Terenos, Isaac Cardoso, que foi detido na última terça-feira durante a Operação Velatus, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco). A decisão foi fundamentada na necessidade de resguardar a ordem pública e prevenir a repetição de crimes contra a Administração Pública, uma vez que o secretário é acusado de envolvimento em fraudes licitatórias.

    Segundo Bonassini, há indícios suficientes para justificar a manutenção da prisão preventiva, já que as fraudes licitatórias ocorreram em múltiplas ocasiões e envolveram empresários investigados na mesma operação. Embora Isaac Cardoso já não estivesse mais atuando no cargo, que agora é ocupado por uma arquiteta, ele foi preso em Campo Grande.

    A investigação, liderada pela 1ª Promotoria de Justiça de Terenos, com o suporte do Grupo Especial de Combate à Corrupção, revelou um esquema de corrupção na administração pública de Terenos. O esquema envolvia a obtenção de vantagens ilícitas por meio de fraudes em processos licitatórios, com a participação de servidores municipais.

    Durante a operação, o Gaeco cumpriu 15 mandados de busca e apreensão: nove em Terenos, cinco em Campo Grande e um em Santa Fé do Sul, São Paulo. De acordo com as investigações, o grupo criminoso desviava dinheiro público destinado à execução de contratos, utilizando empresas existentes e criando novos CNPJs sem qualquer estrutura ou capacidade financeira.

    Fonte: Investiga MS

    Últimas

    Governador Riedel rejeita polarização em MS e projeta discussões de reeleição para 2026

    Em entrevista nesta quinta-feira (18), Eduardo Riedel (PP) reforçou que, embora seja de oposição...

    MPMS investiga dano ambiental por derramamento de 45 mil litros de diesel na BR-163

    O acidente, ocorrido em agosto em Mundo Novo, resultou na poluição de recursos hídricos...

    TCE suspende licitação de R$ 1,4 milhão para software de gestão em Bonito

    O conselheiro Sérgio de Paula identificou sete irregularidades graves no edital, incluindo restrição à...

    IBGE é autorizado a contratar 39,1 mil temporários para novos censos nacionais

    O processo seletivo visa preencher vagas para os Censos Agropecuário, Florestal e Aquícola 2025,...

    Relacionado

    Governador Riedel rejeita polarização em MS e projeta discussões de reeleição para 2026

    Em entrevista nesta quinta-feira (18), Eduardo Riedel (PP) reforçou que, embora seja de oposição ao partido do presidente Lula, mantém parcerias administrativas com a...

    MPMS investiga dano ambiental por derramamento de 45 mil litros de diesel na BR-163

    O acidente, ocorrido em agosto em Mundo Novo, resultou na poluição de recursos hídricos após o tombamento de um caminhão-tanque. A empresa responsável já...

    TCE suspende licitação de R$ 1,4 milhão para software de gestão em Bonito

    O conselheiro Sérgio de Paula identificou sete irregularidades graves no edital, incluindo restrição à competitividade e ausência de parecer jurídico. A prefeitura tem dois...