spot_img
Terça-feira, 10 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica EstadualAssessor e prefeito são multados por campanha antecipada: ‘respeita meu prefeitão’

    Assessor e prefeito são multados por campanha antecipada: ‘respeita meu prefeitão’

    Publicado há

    spot_img

    O juiz eleitoral Francisco Soliman multou o candidato à reeleição para Prefeitura de Costa Rica, Delegado Cleverson, e o assessor da prefeitura, Paulo Reis dos Santos Junior, por propaganda antecipada.

    Segundo a denúncia, o comissionado da prefeitura tem realizado propaganda extemporânea, com divulgação de jingle eleitoral em grupo de Whatsapp, em apoio prefeito, pré-candidato à reeleição.

    “Salientou que o arquivo em vídeo contempla imagens do segundo representado sonorizado por jingle que contempla expressões e frases equivalentes a pedido explícito de voto, a exemplo de ‘ele tá na boca do povo, vai estourar de novo’, ‘bota para estourar, respeita meu prefeitão’, ‘quem vai ganhar é meu prefeito’, entre outros”.

    Segundo o partido, o prefeito participa do grupo de Whatsapp em que houve a divulgação do arquivo, contudo, não tomou nenhuma atitude para coibir a conduta, que é inadequada e desequilibra a igualdade de condições na disputa entre os pré-candidatos, comprometendo a lisura do pleito eleitoral vindouro.

    O assessor e o prefeito alegaram que inexiste jingle, sendo música do cantor nacional Rey Vaqueiro, disponível no Youtube, Spotify e outros streamings, com o nome ‘Ele tá na boca do povo’, com mais de 30 mil acessos.

    O juiz entendeu que, embora incerto o autor, houve criação/montagem de um arquivo audiovisual contemplando imagens do prefeito, sonorizado por música já existente (‘Meu Prefeito ‘ ou ‘Respeita Meu Prefeito’, de autoria do cantor/compositor Rey Vaqueiro, disponível nas mais diversas plataformas de streaming, como Youtube, Spotify etc.), com objetivo claro de impulsionar a pretensa candidatura, não só enaltecendo sua figura pública, mas promovendo pedido explícito de voto, ainda que mediante expressões equivalentes, em inescondível ato estruturado de campanha.

    “Há prova de que o arquivo em mídia (vídeo) foi compartilhado pelo primeiro representado em grupo de Whatsapp aberto denominado “Costa Rica em Debate”, com diversos participantes, dentre eles o segundo representado (vide ID122219772 e ID 122219773), o qual não adotou qualquer postura para coibir a conduta. Ademais, noto que o segundo representado não impugnou especificamente o fato de que teve contato com o arquivo audiovisual por meio do grupo de Whatsapp, não demonstrando providências concretas para a cessação da conduta do primeiro representado – o qual, aliás, ocupa cargo em comissão no Município de Costa Rica/MS, por ele próprio nomeado – ou mesmo para evitar a propagação do conteúdo, que inevitavelmente ocorreria por simples compartilhamentos, ao se deparar com material de nítido viés de propaganda eleitoral em seu benefício. Ou seja, também está provado o efetivo conhecimento da propaganda eleitoral pelo pré-candidato beneficiado, sendo que ele nada fez para que a conduta cessasse”.

    No entendimento de Soliman, as provas permitem clara identificação de propaganda eleitoral antecipada, visto que remete à disputa eleitoral e ao apoiamento explícito à reeleição do atual prefeito, com intenção de movimentar o eleitorado à adesão da pretensa candidatura, refletindo ato estruturado de campanha, o que se mostra vedado pela legislação eleitoral.

    “ISSO POSTO, com fundamento no art. 36, caput, art. 36-A, e art. 96, da Lei 9.504/97, c/c arts. 2º, 3º e 3º-A da Res. TSE 23.610/19, e art. 487, I, do CPC, julgo procedente a pretensão sancionatória contida na petição inicial, e o faço para, mantendo a decisão proferida liminarmente (ID 122220364), CONDENAR os representados Paulo Reis dos Santos Júnior e Cleverson Alves dos Santos, ambos qualificados nos autos, individualmente, à sanção pecuniária consistente em multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para cada um”.

    Fonte: Investiga MS

    Últimas

    TSE Julga Cassação de Jorge Seif: Ministro Vota Contra

    Julgamento sobre abuso de poder econômico de senador de SC é retomado. Decisão crucial aguarda votos restantes.

    Hospital Regional de Ponta Porã Realiza 140 Mil Atendimentos em 2025

    A unidade se destaca por avanços técnicos, humanização e sustentabilidade na fronteira.

    Eleições 2024: Juízes eleitorais recebem recomendações do TSE

    Ministra Cármen Lúcia orienta magistrados para eleições transparentes e éticas.

    MP Militar pede expulsão de Bolsonaro após condenação

    STM dá 10 dias para defesa se manifestar sobre perda de patente.

    Relacionado

    Valdemar Neto minimiza crise no PL-MS após filiação de Reinaldo Azambuja

    Presidente do PL gravou vídeo em Campo Grande para acalmar ânimos no partido.

    TJMS mantém limitação do reajuste do IPTU em Campo Grande

    Desembargador nega recurso da prefeitura e garante IPTU reajustado apenas pela inflação.

    Vereadores de Campo Grande Mantêm Veto ao Projeto que Reduzia IPTU

    Prefeita Adriane Lopes (PP) vence votação na Câmara. Reajuste do IPTU permanece.