Passando por um inesperado momento de instabilidade em sua temporada, ao mesmo tempo em que cresce a insatisfação das arquibancadas com o trabalho de Tite, o Flamengo viaja à La Paz em busca do único resultado capaz de amenizar a pressão que paira neste momento sobre a Gávea: a classificação às quartas de final da Copa Libertadores. Nesta quinta-feira (22/08), o Rubro-Negro visita o Hernando Siles para encarar o Bolívar, em um jogo que promete ser dramático para o clube de maior orçamento das Américas.
É fato que a vitória por 2 a 0 no jogo de ida no Maracanã pode ser considerada uma vantagem boa e significativa. Contudo, os 3.600 metros de altitude na capital boliviana, somados ao alto número de desfalques de peso no elenco do Flamengo, pintam um cenário de tensão para este compromisso fundamental para o sucesso (ou fracasso) do 2024 da equipe carioca.
A partida desta quinta-feira (22/08) entre Bolívar x Flamengo, volta das oitavas de final da Copa Libertadores 2024, será disputada no Estádio Hernando Siles, palco mais tradicional e de maior capacidade na Bolívia, podendo receber até 45 mil torcedores. A expectativa é de bom público para o duelo contra o Rubro-Negro Carioca.
De acordo com o levantamento do portal oGol, especialista em estatísticas e histórico de confrontos do mundo do futebol, Bolívar e Flamengo já se enfrentaram em sete oportunidades, com três vitórias do time boliviano, três triunfos do clube brasileiro e um empate entre as equipes. O Rubro-Negro nunca conseguiu sair de campo com os três pontos em duelos disputados em La Paz.
Bolívar: EDVVV
Flamengo: DVEDD
V = vitória; E = empate; D = derrota
Precisando de gols para equilibrar a eliminatória, o Bolívar deve enviar a campo o que tem melhor à disposição, incluindo os brasileiros Bruno Sávio e Fábio Gomes, peças importantes no time boliviano. Bruno Sávio, aliás, faz uma grande Copa Libertadores com a camisa azul, somando três gols e duas assistências em seis partidas disputadas.
Esfacelado por lesões, o Mais Querido chega para este compromisso decisivo fora de casa sem cinco peças de seu rico elenco: Matías Viña, Everton Cebolinha, Pedro, Gabriel Barbosa e Arrascaeta. Os dois primeiros, aliás, não voltam a campo novamente em 2024. As boas notícias para Tite e para o torcedor rubro-negro ficam a cargo dos retornos de Luiz Araújo e De La Cruz aos treinamentos – os dois tendem a figurar entre os titulares da equipe em La Paz.
Pensar em vitória na altitude de La Paz, onde o Rubro-Negro nunca triunfou contra este adversário, é praticamente irreal. O que a equipe de Tite pode e terá que fazer é repetir o enredo do duelo da fase de grupos, quando conseguiu um gol em veloz escapada de seu ataque e depois conseguiu, aos trancos e barrancos, conter o ímpeto ofensivo do Bolívar e limitá-lo a dois gols. Trata-se de um rival organizado e que se aproveita muito bem do fator casa, mas o Fla tem um time experiente e capaz de sobreviver ao cenário desafiador.
Palpite final: Bolívar 2-1 Flamengo – Flamengo avança com 3-2 no agregado
Fonte: 90min