A 23ª rodada do Brasileirão terminou e portanto faltam 15 para acabar o campeonato. Há alguns jogos adiados, então nem todos os clubes fizeram 23 partidas até agora. Chegou a hora de atualizar como estão as probabilidades considerando quem vai ser o campeão, os classificados para a Libertadores 2025 e os quatro que caem para a Série B.
Como não houve mudança do regulamento em relação à última temporada (2023), significa que os quatro primeiros colocados ao término das 38 rodadas avançam de forma direta para a fase de grupos da competição continental, enquanto o 5º e 6º lugares disputam a etapa preliminar popularmente conhecida como pré-Libertadores. Há mais seis vagas para a Copa Sul-Americana (7º ao 13º).
Cabe ressaltar que o cálculo abaixo é baseado em estatísticas e realizado pelo Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), referência neste tipo de estudo porque realiza este trabalho desde 2005.
Atlético-MG, Athletico-PR, Internacional, Vasco, Red Bull Bragantino, Criciúma, Juventude e Grêmio têm menos de 1% de chances.
Levantamento considera o G6, ou seja, qual a porcentagem que cada clube possui de ficar entre os seis primeiros colocados. Neste caso, Cuiabá e Corinthians têm menos de 1% de chances. Existe a hipótese do G6 virar G7 ou G8 caso um time que esteja neste grupo vença a atual edição da Libertadores ou da Copa do Brasil, porém isso não é considerado neste estudo.
São Paulo, Bahia, Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo têm menos de 1% de chances.
Fonte: 90min