Ucrânia assume controle de 1.200 km² na região de Kursk após duas semanas de combates
As forças ucranianas assumiram o controle de quase uma centena de localidades e mais de 1.200 quilômetros quadrados na região de Kursk, na Rússia, após duas semanas de intensos combates. Segundo a Ucrânia, esse avanço corresponde a pouco mais de 4% da superfície total da região.
O conflito, que teve início no dia 6 deste mês, resultou na morte de 17 civis, de acordo com os serviços médicos da Rússia. Além disso, mais de 140 pessoas ficaram feridas, sendo 75 hospitalizadas, incluindo quatro crianças, conforme informações da agência russa TASS.
Na segunda-feira passada (12), o governador interino de Kursk, Alexei Smirnov, havia relatado ao presidente russo, Vladimir Putin, que o ataque ucraniano havia causado a morte de 12 pessoas e ferido 121. No entanto, o número de vítimas aumentou ao longo dos dias, à medida que a incursão ucraniana continuava a avançar.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou que a ofensiva na região de Kursk tem como um dos principais objetivos criar uma “zona-tampão”, evitando que as tropas russas possam usar o território para lançar ataques contra a Ucrânia.
4o
*Com informações da EFE
Publicado por Marcelo Bamonte
Fonte: Jovem Pan News