Operário Atlético Clube de Caarapó Julgado pelo TJD por Incidente em Final do Campeonato Estadual Sub-20
O Operário Atlético Clube de Caarapó será julgado nesta quinta-feira (22) pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) devido à confusão ocorrida após a primeira partida da final do Campeonato Estadual Sub-20. O jogo, realizado no último sábado, terminou em tumulto que resultou na agressão do treinador do Dourados Atlético Clube, Mateus Sabatine.
O clube de Caarapó foi denunciado pelo artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata da falta de providências para prevenir e reprimir desordens e o lançamento de objetos no campo. O julgamento está marcado para as 19h30 e ocorrerá por videoconferência.
Se condenado, o Operário poderá enfrentar penalidades que incluem multa de R$ 100 a R$ 100 mil e perda de mando de campo de uma a dez partidas.
Imagens divulgadas pelo canal Fair Play Tube mostram o momento da confusão e a agressão ao técnico Mateus Sabatine, que foi atingido com um cacetete por um dos seguranças privados. O segurança alegou ter sido chamado de “macaco” por Sabatine, uma acusação que o treinador nega.
A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul responsabilizou o Operário de Caarapó pelo incidente, mas não mencionou a denúncia de injúria racial.
Na súmula da partida, o árbitro Fábio Silva de Oliveira descreveu que o tumulto iniciou após o jogo, quando jogadores e comissões técnicas se dirigiam para os vestiários, que têm entrada pelo mesmo portão. O vídeo mostra Sabatine retornando ao local da confusão e gesticulando para o segurança, que então revida a agressão.
O primeiro jogo da final terminou empatado em 1 a 1, com Gabriel marcando para o Dourados e Vanderlei igualando para o Operário. A decisão será no próximo domingo (25), às 15h, no estádio Douradão, com o vencedor do tempo regulamentar levando o título. Em caso de novo empate, a disputa será decidida por pênaltis.