spot_img
Quinta-feira, 24 Abril, 2025
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalFaixa de Gaza recebe 1,6 milhão de doses de vacinas contra a...

    Faixa de Gaza recebe 1,6 milhão de doses de vacinas contra a poliomielite

    Publicado há

    spot_img

    A campanha, que durará um mês porque são necessárias duas doses, está prevista para começar na próxima semana nas províncias do sul da Faixa; objetivo é imunizar crianças menores de 10 anos

    A Faixa de Gaza recebeu nesta sexta-feira (23), 1,6 milhão de doses de vacinas contra a poliomielite, com as quais pretende imunizar todas as crianças menores de 10 anos, para o que aguarda uma pausa humanitária que permitirá a realização da campanha; enquanto Israel mantém sua ofensiva no centro e no sul do enclave. “A campanha de vacinação não será viável por si só, tendo em conta a falta de saneamento, água potável, produtos de higiene pessoal e a disseminação de esgotos entre as tendas dos deslocados, e na ausência de um ambiente saudável”, alertou o Ministério da Saúde da Faixa, controlado pelo Hamas.

    Único caso de poliomielite detectado até agora há uma semana, um bebê de dez meses não vacinado – o primeiro caso na Faixa em 25 anos – já está com o corpo paralisado e sua vida corre perigo, segundo informou nesta sexta-feira a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA).

    “É uma notícia muito triste. A poliomielite não fará distinção entre crianças palestinas e israelenses”, afirmou na rede social X o secretário-geral da UNRWA, Philippe Lazzarini, sobre a rápida propagação da doença devido à falta de higiene e saneamento no enclave.

    O chefe da UNRWA fez um apelo por uma pausa humanitária nos combates para que todas as crianças com menos de dez anos de idade na Faixa de Gaza pudessem ser vacinadas. “Atrasar uma pausa humanitária aumentará o risco de propagação entre as crianças”, alertou.

    O Cogat, órgão militar israelense que gere os assuntos civis nos territórios palestinos, confirmou a chegada das vacinas e do equipamento de refrigeração necessário para seu transporte, em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

    Por sua vez, o Ministério da Saúde da Autoridade Nacional Palestina – que trabalha em coordenação com o de Gaza e as agências da ONU – informou que tudo está pronto agora para lançar um “plano nacional” contra a poliomielite, para o que foram selecionadas e capacitadas várias equipes médicas e habilitados cerca de 400 centros de vacinação.

    A campanha, que durará um mês porque são necessárias duas doses, está prevista para começar na próxima semana nas províncias do sul da Faixa, com uma taxa de cobertura superior a 95%, cerca de 640 mil crianças.

    *Com informações da EFE

    Publicado por Tamyres Sbrile

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Seis empresas disputam obra do anel viário de Bonito

    Projeto prevê pavimentação de 7,6 km, construção de viaduto e passagem de fauna com...

    Projeto “Lei da Onça” busca equilíbrio entre pecuária e preservação

    Proposta quer proteger felinos silvestres e compensar prejuízos causados por ataques a rebanhos no...

    Falso policial armado rende motorista e rouba carro em Campo Grande

    Criminoso atirou para o alto e fugiu em direção ao Indubrasil com o veículo...

    Motociclista que morreu em acidente já havia matado mulher no trânsito

    Antônio Carlos tinha 66 anos e atropelou uma motociclista em 2022, em São Gabriel...

    Relacionado

    Israel nomeia novo comandante militar no país

    Eyal Zamir substitui o tenente-general Herzi Halevi, que renunciou após reconhecer falhas das Forças Armadas na guerra

    Macron critica tarifas dos EUA e fala em reciprocidade

    Embora tenha se reunido com o Trump, o presidente da França demonstrou ceticismo em relação à capacidade da União Europeia de evitar tarifas

    EUA negociam direto com Hamas para libertação de reféns e quebram tradição

    Atualmente, cerca de 24 pessoas, incluindo um cidadão americano, permanecem em cativeiro na Faixa de Gaza