Aplicativo Pardal já registra 140 denúncias de crimes eleitorais em MS
A Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul já recebeu 140 denúncias de crimes eleitorais através do Aplicativo Pardal. Das denúncias, 62 são contra candidatos a prefeito e 46 contra candidatos a vereador.
Jardim é a cidade com maior número de denúncias no estado, totalizando 26 casos. Campo Grande vem em seguida com 21 registros, e Bodoquena conta com 20 denúncias. São Gabriel do Oeste, Batayporã, Pedro Gomes e outras cidades também figuram na lista, com diversas ocorrências reportadas.
O aplicativo Pardal foi desenvolvido para receber denúncias de propaganda eleitoral irregular. Além disso, ele direciona casos de desinformação para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade) e outros crimes eleitorais para o Ministério Público Eleitoral.
De acordo com o TSE, qualquer pessoa pode fazer denúncias, que são tratadas com confidencialidade, sendo necessárias provas como fotos, áudios ou vídeos. As denúncias feitas de má-fé podem gerar penalidades ao denunciante. No aplicativo, há orientações sobre as regras eleitorais, como o uso de carros de som, camisetas, comícios, entre outros.


