Após sofrer um mal súbito na partida entre São Paulo e Nacional (Uruguai) na última quinta-feira (22), pela Copa Libertadores, o zagueiro Juan Izquierdo segue internado em estado grave no Hospital Israelita Albert Einstein. Segundo o último boletim médico divulgado, o jogador de 27 anos apresentou uma “progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana”.
O secretário nacional de Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá, revelou que o atleta teve uma arritmia detectada há 10 anos, através de um programa do governo que é voltado para as categorias de base dos clubes.
Na semana passada, Izquierdo entrou no intervalo da partida no Morumbis e aos 39 minutos do segundo tempo caiu desacordado e sofreu uma arritmia cardíaca, algo revelado posteriormente no hospital. Ele foi removido de ambulância e desde então segue na unidade de saúde.
Apesar de o problema ter sido detectado anteriormente, Bauzá explicou que o atleta não está impedido de atuar: “É preciso controlar e temos certeza de que os médicos dos diferentes clubes por onde ele passou monitoraram isso”.
“Internado desde o dia 22 de agosto, às 20h55, o paciente Juan Manuel Izquierdo foi submetido a novos exames neste domingo (25). A avaliação mostrou uma progressão do comprometimento cerebral e um aumento da pressão intracraniana. Juan segue em cuidados neurológicos intensivos, dependente de ventilação mecânica”.
Antes de enfrentar o Vitória, no último domingo (25), pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo entrou em campo com a camisa homenageando o zagueiro, com os dizeres “Fuerza Izquierdo”, com as cores do Uruguai e o sol que a bandeira uruguaia possui.
Boletín médico del Hospital Israelita Albert Einstein. pic.twitter.com/gavtDR6th6
— Nacional (@Nacional) August 25, 2024
“Há 10 anos, foram feitos exames com o elenco do Cerro, onde jogava o Juan Izquierdo naquele momento. Ele tinha 17 anos, realizou um eletrocardiograma que detectou uma pequena arritmia e foi informado.”
– Sebastián Bauzá à rádio Carve Deportiva
Fonte: 90min