Corredor Gastronômico na Avenida Weimar é oficializado com aprovação da Lei 5.260
Foi sancionada pelo prefeito Alan Guedes e publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (27) a Lei 5.260, que cria o Corredor Gastronômico na Avenida Weimar Gonçalves Torres, em Dourados. O novo corredor ocupará o trecho entre as ruas Firmino Vieira de Matos e Eulália Pires, com o objetivo de incentivar e ordenar as atividades gastronômicas e culturais no local.
A medida, aprovada pela Câmara Municipal e proposta pelo vereador Laudir Munaretto (MDB), autoriza o Poder Executivo a promover o ordenamento do corredor, garantindo o livre trânsito de veículos e pedestres, a segurança da área, a harmonia estética e a sinalização dos estabelecimentos participantes. A lei também visa combater o comércio ambulante irregular e fomentar apresentações artísticas, como shows musicais e performances poéticas.
Além das melhorias estruturais, o Corredor Gastronômico deverá sediar festivais e encontros culturais e gastronômicos. Para garantir o sucesso da iniciativa, o município poderá firmar convênios que garantam recursos para o desenvolvimento de atividades na área.
O projeto vinha sendo discutido há meses no meio político e empresarial de Dourados, recebendo apoio de entidades como o Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista (Sindicom) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) da cidade.
Em Campo Grande, uma ação similar já foi realizada na rua 14 de Julho, onde a via foi temporariamente fechada para veículos no último final de semana, entre os dias 23 e 25 de agosto. Essa ação experimental teve como objetivo impulsionar o comércio e a vida noturna da região.