Candidatos de Mundo Novo são multados por propaganda eleitoral antecipada
O juiz eleitoral Guilherme Henrique Berto de Almada aplicou uma multa de R$ 5 mil aos candidatos do PSDB à prefeitura de Mundo Novo, Rosária de Fátima Ivantes e Evaldo Carlos, além do candidato a vereador Chico City, por realização de propaganda eleitoral antecipada. A decisão foi resultado de uma ação proposta pela Coligação “Renovar para Crescer”, que denunciou um evento organizado pelo então pré-candidato a vereador, Orácio Paulo de Oliveira (Chico City), em 23 de julho de 2024.
Segundo a denúncia, o evento incluiu a distribuição de brindes e jantar, beneficiando Rosária e Evaldo Carlos. Em defesa, os candidatos alegaram terem comparecido apenas como convidados, sem envolvimento na organização ou nos custos do evento. Chico City também negou irregularidades, argumentando que os brindes distribuídos não afetaram a igualdade da disputa.
O juiz, no entanto, concluiu que houve violação das regras eleitorais, uma vez que é proibida a distribuição de qualquer tipo de material ou brinde que possa influenciar os eleitores. Ele destacou que, mesmo com o baixo valor dos itens distribuídos, como panos de prato e chapéus, a infração foi evidente.
Rosária, Evaldo Carlos e Chico City foram condenados solidariamente ao pagamento da multa de R$ 5 mil cada, por propaganda extemporânea.


