Menino de 9 anos sem comorbidades é a terceira vítima fatal da dengue em Dourados em 2024
Um menino de 9 anos, sem comorbidades relatadas, se tornou a terceira vítima fatal da dengue em Dourados neste ano. A informação foi confirmada pelo boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (3/9) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O garoto apresentou os primeiros sintomas no dia 16 de agosto e faleceu em 27 do mesmo mês, com a confirmação do diagnóstico de dengue sendo divulgada ontem.
Com esse caso, Mato Grosso do Sul contabiliza 29 mortes relacionadas à dengue em 2024, além de outras 16 que ainda estão sob investigação. O menino, segundo a prefeitura de Dourados, não havia sido vacinado contra a doença.
Após apresentar os primeiros sintomas, o paciente foi inicialmente medicado em casa e levado à UBS no dia 20 de agosto. Posteriormente, foi encaminhado à UPA, onde realizou exames que inicialmente deram negativo para dengue. No entanto, devido à persistência dos sintomas, ele foi transferido para o Hospital da Vida e, no mesmo dia, encaminhado para o HU-UFGD, onde acabou falecendo.
Esse é o primeiro óbito por dengue registrado no estado em quase dois meses, sendo o último caso de morte em 10 de julho, no município de Iguatemi, envolvendo uma adolescente de 17 anos.
Dengue em Dourados
Em Dourados, as outras duas mortes por dengue aconteceram no início deste ano, também em pacientes que não haviam sido vacinados. O primeiro caso envolveu um menino de 7 anos, que faleceu em janeiro, e o segundo foi um homem de 33 anos que morreu em março.
Vacinação contra a dengue em Dourados
Dourados é o único município do país a oferecer a vacina contra a dengue para pessoas entre 4 e 59 anos. A imunização, disponível em todas as UBS’s e pontos volantes, requer duas doses com intervalo de três meses. Até agora, aproximadamente 87 mil pessoas foram vacinadas com pelo menos uma dose do imunizante.