O Flamengo precisa lidar com mais um problema na sequência da temporada após Pedro ser cortado da Seleção Brasileira após romper o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Ou seja, o artilheiro da temporada 2024 do rubro-negro com 30 gols só deve voltar em 2025.
Neste momento, o rubro-negro possui apenas Gabigol (que não atua há 20 dias devido a uma lesão na coxa) e Carlinhos como centroavantes. A janela de transferências está fechada e diante deste cenário a direção analisa o mercado de agentes livres – ou seja, jogadores sem contrato – que poderiam ser alternativas caso o clube resolva investir em um reforço de forma emergencial.
Sendo assim, o 90min apresenta uma lista com cinco estrangeiros que poderiam ajudar o time que ainda disputa três competições neste segundo semestre – Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.
Segundo o jornalista Fabrizio Romano, a diretoria abriu conversas com o francês que despertou interesse do Manchester United após excelente temporada pelo Monaco em 2014/15. Ele marcou 79 gols em 269 gols pelos Red Devils, mas apresenta queda no rendimento desde 2021/22 com empréstimos para outras equipes. Nas últimas temporadas, o atleta passou a ser utilizado mais próximo da área como centroavante ou segundo atacante, destacando-se pela força física nas arrancadas em velocidade. Ele ainda teve passagens por Lyon, Barcelona e Atlético de Madrid.
O argentino que sempre aparece nas especulações de mercado envolvendo os clubes brasileiros não entra em campo desde abril de 2024 após rescisão contratual com o Boca Juniors e precisaria de adaptação e recondicionamento físico. Centroavante de 34 anos acumula passagens por Defensa y Justicia (Argentina), Tijuana e América (México), Olympique de Marseille (França) e Elche (Espanha). Em 13 jogos disputados em 2024 ele marcou apenas um gol com a camisa xeneize.
Com passagens por Manchester United, Barcelona, Lyon e Atlético de Madrid, ele viveu o seu auge entre os anos de 2017 a 2021, marcando 22 gols e contribuindo com 29 assistências pela equipe francesa antes de desembarcar na Catalunha. Neste caso há concorrência, afinal o Corinthians tenta convencer o holandês a acertar com o Timão. Com duas edições de Copa do Mundo (2014 e 2022) e duas de Eurocopa (2021 e 2024) em seu currículo, o atleta possui grande habilidade e extrema potência nas finalizações, fazendo função de pivô e tabelando com os companheiros. No entanto, perdeu mobilidade pelos lados de campo com o passar do tempo.
Desejo antigo no imaginário do torcedor rubro-negro, o italiano de 34 anos viveu o seu auge técnico com as camisas de Manchester City, Milan e Liverpool entre 2010 a 2016. Com menor nível técnico nos anos seguintes, atuou por clubes da França, Itália, Suíça e Turquia. Durante seu auge técnico ele foi um dos jogadores mais criativos, ágeis e fortes da Premier League, com técnica e versatilidade nas finalizações. Atua preferencialmente como centroavante, mas não se limita a ficar dentro da área.
Camaronês se destacou na temporada 2022/23 pelo Bayern de Munique, onde teve grandes atuações e gols decisivos na Bundesliga. Contudo, a queda de desempenho na temporada seguinte fez com que os bávaros não renovassem o contrato com o atacante de 35 anos. Como centroavante ou ponta-esquerda, busca o drible e a pode circular mais recuado, na intermediária, ou pelas pontas, algo visto como essencial nas transições em velocidade no trabalho do técnico Tite.
“A gente ficou atento ao mercado. Recebi 300 ligações e essas pessoas depois passam para vocês que a gente está interessado. A gente avaliou alguns nomes, mas essa decisão a gente vai ser com um pouquinho mais de calma.”
– Marcos Braz, vice do Flamengo
Fonte: 90min