spot_img
Quinta-feira, 5 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolitica NacionalRafa Zimbaldi ganha na Justiça e pesquisa eleitoral em Campinas, interior de...

    Rafa Zimbaldi ganha na Justiça e pesquisa eleitoral em Campinas, interior de SP, é impugnada

    Publicado há

    spot_img

    Levantamento encomendado pelo jornal Correio Popular ao Olhar Público Pesquisas de Opinião desobedece regras impostas pelo TSE; suspeita é que há distorção de resultados

    A campanha do candidato à Prefeitura de Campinas (SP), Rafa Zimbaldi (Cidadania), conquistou nesse sábado (7) uma decisão liminar da Justiça Eleitoral para impugnar uma pesquisa de intenção de voto. Encomendado pelo jornal Correio Popular e elaborado pela empresa Olhar Público Pesquisas de Opinião, o levantamento contém dados inconsistentes e desobedece a resolução 23.600/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que define as regras a serem cumpridas para análises desta natureza.

    Entre os principais requisitos que não preenchem os termos definidos pelo TSE, no caso desta pesquisa para a majoritária em Campinas em 2024, estão a inconsistência nos dados referentes à renda, à escolaridade e à faixa etária dos entrevistados. De acordo com a liminar da juíza Fernanda Silva Gonçalves, da 378ª Zona Eleitoral de Campinas, a aglutinação de dados realizada pelo Olhar Público promoveu distorção relevante nos dados percentuais, o que, por si só, justifica a proibição de divulgação do resultado da pesquisa, resultando, assim, em sua impugnação.

    O descumprimento da decisão por parte do Correio Popular, que previa a veiculação do levantamento na edição impressa deste domingo (8), acarretará em multa de R$ 25 mil. Registrada no TSE sob o n° SP-02758/2024, a pesquisa chegou a ser publicada no portal do veículo de comunicação. O conteúdo, contudo, foi retirado do ar, após liminar deferida pela Justiça. O levantamento custou R$ 9 mil.

    A determinação da 378ª Zona Eleitoral de Campinas atendeu a uma representação dos partidos Agir, Cidadania, PSDB, PDT, PMB e União Brasil, protocolada na sexta-feira (6/9). As legendas compõem a coligação “Campinas: Uma Cidade Pra Todos”, que é encabeçada por Rafa e por sua candidata à vice, a bombeira militar Raquel Rímoli.

    “Assumimos um compromisso com a população campineira para apresentar propostas e definir o rumo que a cidade terá nos próximos quatro anos. Não compactuamos com práticas em desacordo com as regras eleitorais, tampouco com pesquisas inconsistentes, com distorção de números que podem confundir a cabeça do eleitor”, argumenta o candidato a prefeito de Campinas pelo Cidadania.

    Levantamento Quaest divulgado em agosto deste ano mostra que Rafa segue credenciado para disputar o segundo turno em Campinas. Candidato à reeleição, o prefeito Dário Saadi (Republicanos) pontua 36%, enquanto Rafa tem 22%. Pedro Tourinho (PT) soma 16%. Angelina Dias (PCO) tem 2% e Wilson Matos (Novo) pontua 1% das intenções de voto.

    Indecisos são 8%, e brancos, nulos e quem afirmou que não irá votar em 6/10 somam, juntos, 15%. Encomendada pela EPTV, afiliada da Rede Globo na região de Campinas, a pesquisa foi realizada presencialmente com 900 pessoas, entre 24 e 26 de agosto, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro na Justiça Eleitoral é SP-03299/2024.

    Publicado por Carolina Ferreira

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Real Madrid Enfrenta Valencia em Busca da Liderança na La Liga

    Com desfalques, Real Madrid visita o Valencia para se manter na briga pelo título.

    Grêmio e Novo Hamburgo Decidem Vaga na Semifinal do Gauchão 2026

    Partida decisiva ocorre neste sábado (7) na Arena do Grêmio.

    Flamengo busca reação no Cariocão 2026 sob pressão

    Após resultados ruins, Rubro-Negro enfrenta o Sampaio Corrêa-RJ no Maracanã precisando vencer e combinar resultados para avançar.

    Mercado da Bola Agitado Após Fechamento da Janela na Europa

    Transferências e rumores dominam os bastidores do futebol mundial. Veja os destaques!

    Relacionado

    Moraes nega autorização do STF para juízes julgarem casos de parentes

    Ministro classificou a alegação como 'mentira absurda' durante sessão plenária.

    Defesa de Bolsonaro Insiste em Prisão Domiciliar por Piora na Saúde

    Advogados alegam piora no quadro de saúde do ex-presidente e cobram decisão do STF.

    Bolsonaro: Senador discute prisão domiciliar com PGR

    Wellington Fagundes (PL-MT) se reuniu com Paulo Gonet para tratar do caso.