Nesta terça-feira (10), a partir das 19h, pelo horário de Brasília, Venezuela e Uruguai se enfrentam no Estádio Monumental de Maturín, em duelo válido pela 8ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo 2026. Os uruguaios estão na vice-liderança da qualificatória, com 14 pontos, enquanto os venezuelanos estão em 5º lugar e têm 9 pontos, logo atrás da Seleção Brasileira.
Na despedida oficial de Luis Suárez da Celeste, os uruguaios apenas empataram em 0 a 0 com o Paraguai. Enquanto isso, os venezuelanos foram goleados pela Bolívia por 4 a 0, em duelo disputado com altitude acima de 5000m em relação ao nível do mar.
O confronto Venezuela x Uruguai será disputado no Estádio Monumental de Maturín, sendo este o maior estádio do país, inaugurado em 2007 para a realização da Copa América no país. O estádio é utilizado também pelo Monagas Sport Club.
No retrospecto de 33 jogos ao todo entre as seleções, o Uruguai possui ampla vantagem, com 19 vitórias conquistadas, enquanto a Venezuela venceu apenas cinco duelos. Outras nove partidas terminaram empatadas. O duelo mais recente ocorreu em 1º de fevereiro de 2022, com goleada uruguaia de 4 a 1, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2022.
Últimos cinco jogos:
Venezuela: VVVED
Uruguai: EDEEE
V = vitória; E = empate; D = derrota
A equipe comandada por Fernando Batista terá todos os jogadores convocados à disposição, sem desfalques por lesão ou suspensão. Isso significa que Soteldo e outros nomes vão para cima da Celeste em Maturín.
O técnico Marcelo Bielsa segue tendo problemas para escalar o Uruguai pois Darwin Núñez, Araújo, Mathias Olivera, Bentancur e José María Giménez seguem suspensos pela Conmebol. Além disso, Piquerez, Viña, Arrascaeta e De La Cruz estão lesionados. Por fim, Luis Suárez se aposentou oficialmente da Seleção Uruguaia e não estará disponível contra a Venezuela.
Utilizando-se do mando de campo e de uma seleção completa, a Venezuela tem condições de surpreender e vencer o Uruguai, que entrará em campo com um retrospecto de cinco jogos sem vitória e diversos desfalques de peso.
Palpite: Venezuela 2 x 0 Uruguai
Fonte: 90min