spot_img
Sexta-feira, 25 Abril, 2025
More
    InícioMato Grosso do SulCorpo de indígena que morreu em área de conflito é exumado para...

    Corpo de indígena que morreu em área de conflito é exumado para investigação

    Publicado há

    spot_img

    Exumação do Corpo de Vitor Fernandes: Avanço na Investigação do Massacre de Guapoy

    Foi realizada nesta terça-feira (10) a exumação do corpo de Vitor Fernandes, de 42 anos, um guarani-kaiowá que faleceu em 2022 durante um confronto com policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar. O incidente, ocorrido em Amambai, a 351 quilômetros de Campo Grande, é amplamente conhecido como o Massacre de Guapoy.

    De acordo com informações divulgadas pela Aty Guasu, a exumação foi autorizada pela Justiça Federal de Ponta Porã após um pedido do Ministério Público Federal. O objetivo é realizar uma perícia técnica para coletar provas que possam ajudar na resolução do caso, que até o momento permanece inconcluso.

    Desde o falecimento de Vitor, a comunidade guarani-kaiowá havia solicitado a realização de uma perícia federal no corpo. “É uma esperança a mais nos tekohas [terra]. A elucidação do caso é a garantia de justiça para nosso povo. Parabéns aos envolvidos”, comentou um internauta nas redes sociais da Aty Guasu.

    O Incidente

    O confronto que levou à morte de Vitor ocorreu após os indígenas, que reivindicavam a demarcação do território Guapoy, ocuparem a Fazenda Borda da Mata no dia 23 de junho de 2022. No dia seguinte, a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) enviou a Tropa de Choque da PM para o local, alegando supostos crimes de roubo e ameaça contra funcionários da propriedade, mesmo sem uma ordem judicial de reintegração de posse.

    A operação, que incluiu o uso de helicópteros, resultou em um violento confronto que deixou vários indígenas feridos. Vitor Fernandes foi baleado e veio a falecer. A Sejusp informou que três policiais também ficaram feridos durante a ação. O corpo de Vitor foi enterrado na sede da fazenda três dias depois do incidente.

    Últimas

    Servidor é baleado após discussão com vizinho da ex e acaba exposto por mandado em aberto

    Vítima foi internada na Santa Casa; suspeito negou o crime, mas foi preso por...

    Seis empresas disputam obra do anel viário de Bonito

    Projeto prevê pavimentação de 7,6 km, construção de viaduto e passagem de fauna com...

    Projeto “Lei da Onça” busca equilíbrio entre pecuária e preservação

    Proposta quer proteger felinos silvestres e compensar prejuízos causados por ataques a rebanhos no...

    Falso policial armado rende motorista e rouba carro em Campo Grande

    Criminoso atirou para o alto e fugiu em direção ao Indubrasil com o veículo...

    Relacionado

    Servidor é baleado após discussão com vizinho da ex e acaba exposto por mandado em aberto

    Vítima foi internada na Santa Casa; suspeito negou o crime, mas foi preso por posse irregular de arma Um servidor estadual de 50 anos foi...

    Seis empresas disputam obra do anel viário de Bonito

    Projeto prevê pavimentação de 7,6 km, construção de viaduto e passagem de fauna com orçamento de R$ 51,2 milhões Nesta quinta-feira (24), seis empresas apresentaram...

    Projeto “Lei da Onça” busca equilíbrio entre pecuária e preservação

    Proposta quer proteger felinos silvestres e compensar prejuízos causados por ataques a rebanhos no MS O Projeto de Lei 96/2025, que institui o Programa “Lei...