spot_img
Quinta-feira, 18 Dezembro, 2025
More
    InícioPolíticaPolítica EstadualPartido se recusa a trocar vice e candidato a prefeito concorrerá sub...

    Partido se recusa a trocar vice e candidato a prefeito concorrerá sub judice na Capital

    Publicado há

    spot_img

    Terminou ontem o prazo para coligações trocarem candidatos a prefeito, vice e vereadores. Agora, os candidatos só podem ser trocados em caso de falecimento. Na Capital, Jorge Batista (PCO) teve o registro indeferido por problemas com o vice, Tiago Assad, mas o partido preferiu mantê-lo na disputa.

    Assad, que é presidente estadual do partido, afirmou que está recorrendo da decisão. Assim, ele e Jorge Batista concorrem sub judice, como é chamado quando um candidato concorre aguardando recurso judicial.

    “Estamos recorrendo. A candidatura está mantida. Não concordamos com a interferência judicial e vamos recorrer sempre. Em um regime democrático, quem escolhe os candidatos de um partido é o próprio partido, e não uma burocracia”, justificou.

    O Juiz Ariovaldo Nantes Corrêa deferiu a candidatura de Jorge Batista, que concorre como prefeito, mas observou problemas na documentação de Tiago Assad.

    “Em razão do indeferimento do RRC de um dos integrantes (Vice-Prefeito), indefiro o RRC da chapa majoritária ao cargo de Prefeito do Partido da Causa Operária – PCO (ou coligação/federação que este integre), por ser ela una e indivisível, nos termos do artigo 91 do Código Eleitoral”, decidiu.

    O MPE solicitou o indeferimento alegando que Tiago não apresentou certidão de quitação eleitoral, visto que não pagou multa que deve à Justiça Eleitoral.

    Em 2020, ele tentou disputar a Prefeitura da Capital, mas teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS). Na ocasião, o TRE justificou que o partido teve o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) indeferido, uma vez que a agremiação partidária municipal, apesar de não estar suspensa, não possuia CNPJ, não tendo então personalidade jurídica. Além disso, considerou que o candidato perdeu o prazo para registro individual de candidatura.

    Fonte: Investiga MS

    Últimas

    Verão 2026 em MS: calor acima da média e chuvas regulares marcam a estação

    O prognóstico do Inmet aponta acumulados de até 600 mm para o trimestre, com...

    Operação Rodovida 2025/2026 começa hoje para reduzir acidentes nas rodovias de MS

    A maior ação nacional de segurança viária do país mobiliza Detran-MS, PRF e Polícia...

    Governador Riedel rejeita polarização em MS e projeta discussões de reeleição para 2026

    Em entrevista nesta quinta-feira (18), Eduardo Riedel (PP) reforçou que, embora seja de oposição...

    MPMS investiga dano ambiental por derramamento de 45 mil litros de diesel na BR-163

    O acidente, ocorrido em agosto em Mundo Novo, resultou na poluição de recursos hídricos...

    Relacionado

    Senadora confirma conversa e Rose e Adriane podem parar no mesmo partido

    A senadora Tereza Cristina, vice-presidente nacional do Partido Progressista, confirmou tratativas do partido para fusão com dois partidos.CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAMTereza conta que conversou...

    Tereza confirma benção a Youssif e diz que Santullo cuidará do PP

    A senadora Tereza Cristina (PP) fez questão de se pronunciar durante a posse de Youssif Domingos como secretário de Governo na Prefeitura de...

    Surpresa com convite para secretaria, Camilla diz que continuará atuando como vice

    A vice-prefeita de Campo Grande, Camilla Nascimento, espera continuar participando efetivamente da gestão, em todas as pastas.CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAMNomeada pela prefeita Adriane Lopes...