Estado destaca aumento de efetivo, integração de sistemas ambientais e parcerias para enfrentar queimadas no Pantanal
Na última quinta-feira (19), o ministro Flávio Dino, do STF, reuniu representantes de Mato Grosso do Sul e outros nove Estados para discutir o cumprimento de medidas emergenciais contra os incêndios florestais na Amazônia e no Pantanal. Representando Mato Grosso do Sul, estavam Jaime Verruck, da Semadesc, Ana Carolina Ali Garcia, procuradora-geral do Estado, o tenente-coronel Leonardo Congro, do Corpo de Bombeiros, e o procurador Ulisses Schwarz Viana.
Durante o encontro, foram apresentados dados sobre as ações do Estado, destacando o aumento de 39,13% no efetivo de bombeiros e militares mobilizados entre julho e agosto de 2024. Além disso, Mato Grosso do Sul reforçou a articulação com os municípios e a implementação de sistemas como o Siriema e o Sinaflor, garantindo maior controle sobre autorizações de supressão vegetal e o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
A operação Pantanal 2024 também foi abordada, com destaque para a atuação direta nas áreas afetadas e projetos voltados à prevenção de desastres.