spot_img
Quinta-feira, 5 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalEx-ministro que levou Fórmula 1 a Singapura é condenado por corrupção

    Ex-ministro que levou Fórmula 1 a Singapura é condenado por corrupção

    Publicado há

    spot_img

    Promotores pedem entre seis e sete meses de prisão, enquanto a defesa espera não mais do que oito semanas, informou o jornal ‘Straits Times’

    O ex-ministro de Transportes de Singapura S. Iswaran, conhecido por ter levado a Fórmula 1 para o país, foi condenado nesta terça-feira (24) por obstrução de justiça e por aceitar subornos, no primeiro julgamento por corrupção política nesta cidade-Estado em quase meio século. A justiça apresentou 35 acusações contra ele, vinculadas principalmente à corrupção, mas a promotoria as reduziu a cinco depois de um recesso pouco antes de começar o julgamento na Corte Suprema. “S. Iswaran se declarou culpado e foi condenado (…) em quatro acusações por ter recebido presentes de dois empresários locais. Também se declarou culpado e foi condenado pela acusação de obstrução de justiça”, disse o gabinete do procurador-geral em comunicado. Os promotores pedem entre seis e sete meses de prisão, enquanto a defesa espera não mais do que oito semanas, informou o jornal Straits Times. A data da sentença não foi anunciada, mas a imprensa local afirma que está prevista para o dia 3 de outubro. Os observadores consideram este julgamento como um dos mais significativos em nível político em Singapura, frequentemente considerando como um dos países menos corruptos do mundo.

    Os ministros do governo local recebem salários comparáveis aos dos mais altos executivos do setor privado para serem dissuadidos das atividades corruptas. Iswaran renunciou ao cargo em janeiro, após ter sido formalmente notificado de que estava sendo acusado de aceitar presentes num valor superior a US$ 300 mil (R$ 1,6 milhão na cotação atual), entre outras acusações. Parte desses subornos procediam do magnata do setor hoteleiro Ong Beng, um dos homens mais ricos de Singapura, também envolvido na organização da Fórmula 1 no país. Em 2007, o Conselho de Turismo de Singapura assinou um contrato com a empresa que promove o Grande Prêmio de Singapura de F1, que pertence a Beng, para organizar a corrida noturna no país, que acontece desde 2008. O contrato já foi renovado três vezes e vigora até 2028, mas o governo anunciou que vai reavaliar seu conteúdo depois da renúncia de Iswaran.

    Publicado por Luisa Cardoso
    *Com informações da AFP

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Tratado Nuclear EUA-Rússia Expira: Ameaça à Segurança Global Aumenta

    Acordo Novo START, crucial para o controle de armas nucleares, chega ao fim. Mundo teme escalada.

    Estado Islâmico Ameaça o Mundo: ONU Alerta para Crescimento e Uso de IA

    Grupo terrorista expande atuação globalmente, com foco na África e uso crescente de tecnologia.

    Atendimento Odontológico Gratuito no MS: Saiba Como Acessar

    SUS oferece tratamento odontológico completo, da atenção básica a hospitais, em Mato Grosso do Sul.

    e-Título: Guia para Justificar seu Voto em MS

    Eleitor de MS, aprenda a usar o e-Título para justificar a ausência no dia da eleição. Evite multas e garanta seus direitos!

    Relacionado

    Tratado Nuclear EUA-Rússia Expira: Ameaça à Segurança Global Aumenta

    Acordo Novo START, crucial para o controle de armas nucleares, chega ao fim. Mundo teme escalada.

    Estado Islâmico Ameaça o Mundo: ONU Alerta para Crescimento e Uso de IA

    Grupo terrorista expande atuação globalmente, com foco na África e uso crescente de tecnologia.

    Homem é condenado à prisão perpétua por tentar matar Trump

    Ryan Routh tentou assassinar Donald Trump em 2024. O crime ocorreu em um campo de golfe na Flórida.