Número de turistas cresce 81% em relação a 2021, injetando R$ 361 milhões na economia estadual.
Em 2023, o estado de Mato Grosso do Sul atraiu 250 mil viagens domésticas, um aumento impressionante de 81% em comparação com 2021, quando 138 mil turistas escolheram os destinos sul-mato-grossenses. Os dados foram divulgados pelo módulo de Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério do Turismo.
Os visitantes gastaram, em média, R$ 1.445 por pernoite, contribuindo com aproximadamente R$ 361 milhões para a economia do estado e impulsionando a geração de emprego e renda. O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a ascensão da atividade turística no Brasil. “Esses números confirmam a potência do turismo brasileiro! Estamos no caminho certo e vamos continuar trabalhando com o Programa Conheça o Brasil, ampliando a conectividade aérea, facilitando o acesso a crédito para a compra de passagens e pacotes turísticos e estimulando o turismo cívico”, afirmou Sabino.
Entre os viajantes, a maioria (36,8%) declarou ter viajado para Mato Grosso do Sul para visitar familiares ou participar de eventos sociais. As atividades de lazer atraíram 31,5% dos turistas, enquanto 24,9% viajaram por motivos de saúde. Outros motivos representaram 6,9% das viagens realizadas no estado no último ano.
Dados Regionais: O Sudeste concentrou a maior parte das viagens, com 8,8 milhões, seguido pelo Nordeste com 5,1 milhões. O Sul registrou 3,5 milhões de deslocamentos, enquanto o Centro-Oeste teve 1,5 milhões, e o Norte, 1,3 milhões de viagens em 2023.
Dados Nacionais: A pesquisa revelou que os brasileiros realizaram 21,1 milhões de viagens em 2023, um aumento de 71,5% em relação a 2021, quando foram registradas 12,3 milhões de viagens. A grande maioria (97%) escolheu destinos nacionais, injetando R$ 21 bilhões na economia do país.
A motivação para as viagens foi, em sua maioria, pessoal (85,7%), sendo o lazer a principal razão (38,7%), seguido por visitas a familiares ou eventos sociais (33,1%). No segmento profissional (14,3%), a maioria (82,4%) viajou a negócios, enquanto 11,6% participaram de eventos ou cursos de desenvolvimento.
Entre os turistas que buscavam lazer em 2023, quase metade (46,2%) preferiu destinos de sol e praia, enquanto 22% optaram por ecoturismo ou aventura. O segmento de cultura e gastronomia também cresceu, com 21,5% dos viajantes optando por essas experiências, um aumento em relação aos 16% registrados em 2021.
Sobre a Pesquisa: O módulo de Turismo da PNAD Contínua visa quantificar os fluxos de viagens nacionais, abrangendo informações sobre o percentual de domicílios com deslocamentos, número de viagens realizadas, motivações, destinos, meios de transporte e despesas médias.