spot_img
Segunda-feira, 5 Maio, 2025
More
    InícioMato Grosso do SulTJ/MS lança Projeto Dívidas Bancárias para facilitar negociações entre consumidores e bancos

    TJ/MS lança Projeto Dívidas Bancárias para facilitar negociações entre consumidores e bancos

    Publicado há

    spot_img

    Iniciativa busca resolver conflitos financeiros por meio de conciliação, evitando processos judiciais e promovendo acordos.

    Na manhã desta sexta-feira (27), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS) lançou o Projeto Dívidas Bancárias durante o curso “Superendividamento e o Poder Judiciário”, promovido pela Escola Judicial (Ejud/MS). O evento contou com a participação de diversas autoridades, incluindo o presidente do TJ/MS, desembargador Sérgio Fernandes Martins, e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, que veio ao estado para contribuir na formação de magistrados sobre o superendividamento.

    O desembargador Vilson Bertelli, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), agradeceu o apoio da Ejud-MS e destacou a parceria com o Banco Itaú, que colaborou no desenvolvimento do projeto. “Essa iniciativa busca uma solução amigável para os conflitos, permitindo ao banco e ao cliente encontrar um meio de negociação sem a necessidade de processo judicial, o que beneficia ambas as partes”, explicou Bertelli.

    Rafael Cunha, representante do Banco Itaú, reforçou a importância dessa nova abordagem no contencioso bancário. “Estamos focados em melhorar a relação com nossos clientes, evitando processos e priorizando soluções consensuais. Isso representa uma mudança significativa na forma como lidamos com questões bancárias”, disse.

    Além deles, a cerimônia contou com a presença do juiz Vinícius Pedrosa Santos, coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Saúde, e da advogada Ana Carolina Cunha de Figueiredo, representando o Banco Bradesco.

    Sobre o Projeto Dívidas Bancárias
    O Projeto Dívidas Bancárias, regulamentado pela Portaria Conjunta nº 2.858 de julho de 2024, tem como objetivo promover a negociação assistida entre devedores e instituições financeiras, por meio de sessões de conciliação pré-processuais no Cejusc. A ideia é evitar a judicialização de questões bancárias, como dívidas de cartões de crédito, empréstimos consignados, seguros e outros serviços financeiros.

    Os consumidores podem buscar atendimento no Cejusc/Cijus para negociações presenciais ou preencher um formulário online disponível no portal do TJMS. Além disso, quem procurar os Juizados Especiais para resolver questões de dívidas será encaminhado ao Cejusc-Cijus para uma tentativa de conciliação prévia.

    Benefícios da Iniciativa
    O projeto visa prevenir o ajuizamento de ações repetitivas e promover soluções mais rápidas e eficazes para conflitos financeiros, beneficiando tanto os consumidores quanto as instituições bancárias. Ao facilitar o acesso à justiça e incentivar acordos amigáveis, o Projeto Dívidas Bancárias representa um avanço importante na desjudicialização de questões financeiras em Mato Grosso do Sul.

    Últimas

    Governo aposta em disputa acirrada por Rota da Celulose

    Leilão na Bolsa de São Paulo será realizado no dia 8 de maio; até...

    Servidoras “não tinham o que comer”, diz defesa sobre furto de mercado

    Elas alegaram estar sem comida em casa e passaram apenas R$ 53 no caixa...

    Esquema de fraude na merenda teve propina atrasada e carga fantasma

    Gaeco denuncia esquema que desviava milhões com notas frias, propinas em envelopes e até...

    Adolescente é suspeita de matar filha de 8 meses no Paraguai

    Corpo da bebê foi encontrado em matagal; mãe de 15 anos foi apreendida e...

    Relacionado

    Governo aposta em disputa acirrada por Rota da Celulose

    Leilão na Bolsa de São Paulo será realizado no dia 8 de maio; até seis grupos demonstraram interesse no projeto O governo de Mato Grosso...

    Servidoras “não tinham o que comer”, diz defesa sobre furto de mercado

    Elas alegaram estar sem comida em casa e passaram apenas R$ 53 no caixa por compras de quase dois mil reais Duas servidoras públicas, de...

    Adolescente é suspeita de matar filha de 8 meses no Paraguai

    Corpo da bebê foi encontrado em matagal; mãe de 15 anos foi apreendida e levada a Pedro Juan Caballero Uma adolescente de 15 anos é...