Maioria dos eleitores sul-mato-grossenses não se identifica como de direita, centro ou esquerda, aponta levantamento do DataSenado.
A Pesquisa Panorama Política 2024, realizada pelo Instituto de Pesquisa DataSenado, trouxe um retrato detalhado do posicionamento político dos eleitores brasileiros, incluindo o eleitorado de Mato Grosso do Sul. Segundo o levantamento, 38% dos eleitores no Estado não se classificam dentro das tradicionais categorias de direita, centro ou esquerda.
Os que se identificam como de direita somam 31%, enquanto 16% se consideram de esquerda e 8% se posicionam como de centro. Outros 7% afirmaram não saber ou preferiram não responder à pesquisa.
Mesmo com um número menor de eleitores de esquerda em comparação à direita, Mato Grosso do Sul está entre os estados com maior percentual de eleitores de esquerda, atrás apenas de Pernambuco e Rio Grande do Sul, que têm 18% de seus eleitores alinhados com esse posicionamento político.
Panorama nacional
Em nível nacional, o estudo aponta que 40% dos eleitores brasileiros não se identificam com as correntes políticas de direita, esquerda ou centro. Já 29% se classificam como de direita, e 15% como de esquerda. Outros 6% não souberam ou não quiseram responder.
O Estado de Rondônia lidera o ranking com o maior número de eleitores que se classificam como de direita (41%), seguido por Santa Catarina (37%), Mato Grosso (36%), Roraima (35%) e Goiás (34%).
Metodologia da pesquisa
A pesquisa foi conduzida entre os dias 5 e 28 de junho de 2024, com uma amostra representativa da população brasileira, abrangendo 21.808 cidadãos com 16 anos ou mais, dentro de um universo de aproximadamente 170 milhões de eleitores.


